Cultura e Comportamento
Algumas pessoas são mais impactadas do que outras em relação a estímulos externos. Luz, som, cheiro, toque... são percebidos com muito mais intensidade pelas pessoas altamente sensíveis. Hoje você vai descobrir, aqui no blog, um pouco mais sobre como elas são e como convivem com isso na vida cotidiana.
[A sensibilidade aflora à pele. Imagem: Dương Nhân / Pexels | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Alpinismo social: oportunismo, estratégia ou sobrevivência?
» Algumas curiosidades sobre a moda coreana
» O que é dependência emocional afetiva?
O QUE SIGNIFICA SER UMA PESSOA ALTAMENTE SENSÍVEL (PAS)
Esse foi um conceito criado e difundido pela psicóloga estadunidense Elaine Aron, uma das referências no tema. As Pessoas Altamente Sensíveis (PAS) são sensorialmente mais aguçadas, percebendo até os detalhes mais sutis das coisas. Também são pessoas muito empáticas.
Não se trata de transtorno. Não é frescura.
Uma visão otimista ou não sobre ser PAS depende de cada ponto de vista. Estamos em tempos de pressa e imediatismo, e uma PAS vai ter um outro ritmo para não ficar bombardeada com tanta coisa. As PAS são:
× Sensíveis sensorialmente: são facilmente sobrecarregadas por estímulos como a luz brilhante, ruído intenso (pode ser até música), texturas desconfortáveis.
× Dotadas de emoções mais intensas: como captam mais os estímulos, suas emoções também são mais intensas, de forma proporcional.
× São pessoas empáticas: além de sentirem bastante de si, são sensíveis às emoções das demais pessoas.
× Processam tudo de maneira mais profunda: refletem mais sobre tudo o que captam, sendo mais profundas.
× O ambiente as impacta: sendo mais sensíveis, algum pássaro voando perto da janela, ou uma nuvem tampando a luz do Sol fazem com que a PAS perceba que algo acontecera.
A neurociência explica a PAS por uma característica cerebral. Haveria sinapses mais ativas na parte sensorial. Em termos de empatia isso acontece porque microfeições são captadas.
DIFICULDADES
Nascer PAS não é algo que permite escolha. Desse modo, é preciso olhar a si com carinho e se respeitar. Ambientes mais silenciosos e limpos, ou bloqueios a estímulos podem ser recursos para alguns momentos, e em outros é preciso aprender a conviver.
No caso de homens, existem alguns tabus. Como todo homem é posto à prova e precisa ser o competidor, o provedor, o que demonstra ser forte o suficiente para ganhar de todos, falar de sensibilidade não é bem visto. Apesar disso, é uma condição sensorial, e é possível ser homem, cis, e ser aceito. É uma forma diferente de ser, não sendo obrigatório sempre ser o combativo.
Pessoas são diferentes. O rótulo de fraco deve ser abolido.
Não se pode esquecer que a figura do PAS sempre foi estratégica, até mesmo em tempos mais distantes. Nos reinos, existia o sábio conselheiro do rei, que fazia reflexões profundas.
No ambiente de trabalho, é preciso ter cuidado para não impactar outras pessoas. Barulho e luz podem afetar o rendimento no trabalho. Objetos com cheiro (aromatizadores) ou alimentos precisam ser bem leves.
O ser empático é outra dificuldade, pois está associado no cérebro ao mesmo mecanismo da dor. As pessoas comuns conseguem desativá-lo por vezes, o que ajuda a si, mas uma PAS não tem essa capacidade, sofrendo mais.
PLENITUDE SENDO SENSÍVEL
Um primeiro passo que vale à PAS e vale aos demais seres é buscar autoconhecimento. Para extrair o melhor de si e ser feliz é preciso entender que si é esse.
A sensibilidade vai ter graus variados. Isso depende de fatores inatos, aspectos genéticos e o ambiente em que passamos nossos primeiros anos de vida.
Um quesito bem importante é entender a sensibilidade. Isso pode ser feito com um olhar gentil em si e também com a ajuda profissional de um(a) psicólogo(a).
Existem livros sobre o tema, grupos de ajuda, práticas coletivas de bem-estar (como yoga e meditação). Em geral, os hobbies e atividades precisam mudar um pouco: não adianta sair buscando grandes festivais ou jogos de torcida cheia, que talvez não seja boa experiência.
ASSOCIAÇÕES
Alguns estudos permitiram ver relações curiosas e que desmentem tabus. Nem todo PAS é introspectivo ou possui inteligência acima da média... são condições independentes.
E QUANDO O ASSUNTO É A HORA DE DORMIR
Com olhos abertos, a sensibilidade muda entre as pessoas. O ato de dormir também pode ser diferente, principalmente entre casais. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende melhor sobre o chamado divórcio do sono:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESSA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!