Viagem
Maceió é um dos mais bonitos destinos turísticos de Alagoas. Ela concentra, com os demais municípios conurbados, grande parte da população do estado. Ao longo deste post, iremos descobrir mais pontos turísticos e dicas de sobrevivência para curtir bem seu passeio por lá.
[Linda vista da orla de Maceió. Imagem: Márcia Oliveira | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Que tal ir para a Ilha do Bananal?
» Descubra as estátuas de Cristo pelo mundo
AEROPORTO INTERNACIONAL ZUMBI DOS PALMARES
Por terra, o acesso a Maceió pode ser feito pelas rodovias BR 104 e BR 101, que conectam Alagoas a estados vizinhos, como Sergipe e Pernambuco. E para quem vem por via aérea, o acesso ocorre pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Por comodidade e entendimento do passageiro, as passagens e os demais aeroportos se referem a Aeroporto de Maceió, mas ele não fica em Maceió (pelo menos não em sua totalidade territorial, fato que já gerou até disputa jurídica).
[Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Imagem: g1 | Reprodução] |
O aeroporto mais próximo fica em Rio Largo - AL. A distância à orla de Maceió supera 20 km, o que no ponto de vista de planejamento aeroviário é bom, pois aeroportos exigem restrições quanto à proximidade e porte de prédios próximos, em função de parâmetros técnicos como ruído e ângulos de aproximação.
Por outro lado, o turista precisa estar ciente de onde fica o desembarque. Será necessário um transporte mais longo, partindo de uma cidade diferente. Assim como em Guarulhos, quem opta por táxi faz contato diretamente com a Cooperativa de taxistas.
PRAIA DE JATIÚCA
A praia de Jatiúca fica na orla principal de Maceió. Possui ondas mais intensas e é mais calma quanto a movimento noturno.
Os motoristas locais são bem solícitos com os pedestres, possibilitando atravessar na faixa com segurança. Isso permite ir aproveitar o passeio na orla, que pode ser a pé ou de bicicleta.
Durante a manhã, a brisa é mais leve. À tarde e noite, bem mais perceptível, principalmente para quem tem cabelo mais comprido. Bom amarrar para sair feliz passear. Além disso, como todo passeio ao ar livre,
PRAIA DE PONTA VERDE
Ponta verde é contígua a Jatiúca, ficando ao Sul. Nela há um maior número de atrações noturnas e as águas são mais calmas para banho. Há jangadas, restaurantes de orla, partes verdes com grama e coqueiros. Em todas as praias, como a Ponta Verde, o turista pode observar um azul sem igual nas águas do Oceano Atlântico. Impossível ficar indiferente.
[Vista da orla de Ponta Verde. Imagem: Dicas de Maceió e Maragogi | Reprodução] |
MACEIÓ ATLANTIC SUITES
Existem diversas opções de hotéis ao longo da orla. No Maceió Atlantic Suites, por exemplo, as suítes possuem sacadas voltadas ao oceano, todas com vista. No térreo, dispõe de piscina e restaurante que serve todas as refeições, com café da manhã incluso na diária.
Além disso, o hotel dispõe de conveniência 24 h, toalhas específicas para banho em praia/piscina, academia, sauna e quadra de tênis. No térreo, algumas lojinhas e agências de turismo que coordenam passeios em pontos turísticos locais, principalmente as praias.
A PRAIA DO GUNGA
Falando nesses passeios, um deles é para a Praia do Gunga. Ela fica no município de Roteiro, cerca de 40 km ao sul da capital alagoana. As empresas de turismo combinam horários a partir das 7:30 e passam nos hotéis buscando os turistas e os levam até a Praia do Gunga, com chegada aproximada entre 9:00 às 10:00. O retorno é feito às 15:30.
Na praia do Gunga, bem como na orla de Maceió, destaca-se na paisagem uma barreira de Corais. É a chamada barreira de corais de Ipioca, que vai de Tamandaré, em Pernambuco, até Alagoas, com cerca de 120 km.
O acesso à praia é gratuito, e existem, obviamente, atividades e facilidades pagas. Para quem quer se despreocupar com pertences, há guarda-volumes para locar dentro dos restaurantes.
[Vista das lindas águas e da praia do Gunga. Imagem: Maceió Dicas | Reprodução] |
É possível fazer passeios de buggy com até quatro pessoas. Nesse passeio, você vai ao ar livre, conduzido por um motorista, num caminho onde se pode ver o lindo oceano e vários coqueiros, caminhos de areia e lagoas pequenas.
Quem prefere dirigir pode optar por alugar um quadriciclo. O valor é superior ao do buggy, e são feitas algumas exigências para dirigir, como a de possuir habilitação e se responsabilizar por eventuais problemas de direção.
Quadriciclos e buggys fazem duas paradas. Na primeira, é possível ir ver as falésias, com sua beleza de cor e imponência. Não são apenas os geólogos que se encantam por lá. Já na segunda parada, uma laguna próxima a um mangue, com águas baixas e calmas é aproveitada pelos turistas. Nesse trecho de laguna, o oceano é mais bravio, sendo feito um alerta aos turistas.
Existe também a opção de ver as falésias e parte do roteiro dos buggys e quadriciclos de cima. É possível fazer passeios de helicóptero, nessa rota.
Também é oferecido um passeio de barco aos turistas. Nele, pode-se nadar em águas baixas, até alimentar os peixes.
MARAGOGI
Os passeios a Maragogi são oferecidos no mesmo formato de saída do hotel em Alagoas, porém bem mais cedo, por volta das 4:00. O amanhecer não demora, mas o turista precisa se preparar para um passeio desses, caso contrário o sono pega.
O horário se justifica pela distância: são 124 km ao Norte de Maceió. Claro que, chegando lá, tudo compensa. Outro fator é a maré.
[Maragogi costuma ser chamada de Caribe Brasileiro. Imagem: Montreal Viagens | Reprodução] |
Na pequena cidade, com cerca de trinta mil habitantes, há a Costa dos Corais, área de preservação ambiental. Águas muito azuis, piscinas naturais e nado ao lado dos peixes são muito atrativos.
O CADEIRÃO
Sabe a famosa ideia do espaço instagramável? Voltando a falar da orla de Maceió, uma cadeira de praia gigante é ponto certo para uma foto de turista.
Mas mesmo entre o povo de Maceió, o alcance foi grande. Em três dias de cadeirão, cerca de dez milhões de views em redes sociais. Influencers nacionais também já tiraram seus cliques por lá.
[Turistas tirando foto no cadeirão. Imagem: g1 | Reprodução] |
Basta ir e receber a ajuda de um fotógrafo e seu assessor. Eles têm uma escada para as pessoas acessarem o cadeirão e se sentarem.
O TRONO DE CORAIS
O trono de corais é mais um dos pontos instagramáveis da orla de Ponta Verde. É feito para se sentir o rei das águas, ou, a depender da sua imaginação, dentro do desenho do Bob Esponja.
[Vista do trono de corais. Imagem: 3em3 | Reprodução] |
Alguns guias turísticos brincam que é o coronavírus da praia. Alguns turistas acabam se assustando, mas é só imaginação também.
MACEIÓ É MASSA
Esse slogan está ao longo da orla de Maceió, sobre o trono de corais e no cadeirão. Também existe uma versão estilo letreiro de Hollywood no bairro Cruz das Almas.
É um slogan super criativo e que fala o que Maceió é para o turista. Existe, inclusive, um site com informações turísticas com esse slogan: https://maceioemassa.com.br/
FARMÁCIAS 24 h
Para comprar uma garrafa de água, um refri ou algum lanche, além das conveniências de hotel, existem algumas farmácias abertas 24 h, como as da rede Permanente, que permitem comprar esses pequenos produtos para a sobrevivência diária além das refeições. Claro, além disso, existem aquelas pequenas emergências que podem acontecer, onde um antiácido efervescente ou uma pomada para queimaduras são a salvação.
SUPER BOMPREÇO
Essas compras de conveniência podem ser mais em conta se você as fizer em supermercados. Quem se hospeda na orla de Pajuçara pode fazer compras mais econômicas no Super Bompreço, marca que pertenceu ao Walmart, Grupo Big e atualmente faz parte do Carrefour.
PARQUE SHOPPING MACEIÓ
Na Avenida Comendador Gustavo Paiva existem dois shoppings, sendo um deles o Parque Shopping Maceió, inaugurado em novembro de 2013. Ele funciona de segunda a sexta-feira de 10 às 22 h e em domingos e feriados de 12 às 22 h.
É um shopping um pouco mais afastado da orla, em terreno alto e com várias lojas de destaque nacional. Apesar dessa posição, existe um restaurante italiano (com massas, pizzas e outros, que serve pizza no almoço, com massa feita na hora) e outro focado em carnes, nos quais você pode saborear um almoço ou jantar e, pela fachada do shopping, ainda consegue apreciar uma pequena vista da orla de Cruz das Almas.
MEMORIAL À REPÚBLICA
Também na orla de Maceió, mas afastado das demais atrações que já falamos neste post está o Memorial à República. Ele conta um pouco da história brasileira, homenageando também os dois primeiros presidentes brasileiros: Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto, ambos naturais do estado de Alagoas.
[O Memorial à República. Imagem: Alagoas 24 horas | Reprodução] |
O museu fica num nível térreo, próximo a um subsolo. Acima dele, num terraço, são expostas todas as bandeiras estaduais e a bandeira nacional, destacada ao centro. Estátuas dos dois presidentes ficam nas duas extremidades do terraço.
ESTÁTUA DO ALMIRANTE TAMANDARÉ
Outra figura notável no cenário nacional também recebeu homenagens na orla de Maceió foi o Almirante Tamandaré - Joaquim Marques Lisboa. Ele não é natural de Alagoas, mas ali também foi homenageado, como Patrono da Marinha Brasileira.
O CAVALO-MARINHO DO ALAGOINHA
A praia de Ponta Verde teve, durante muitos anos, o Alagoas Iate Clube, o Alagoinha. Esse clube surgiu após dissidências entre seus membros e outras instituições que existiam, tendo só ele uma grande história à parte.
A sede foi construída em plena orla, sobre pilotis, e por muito tempo movimentou a vida de Maceió com diversos eventos e atividades. Em 2005, já em crise, houve o fechamento definitivo.
O local foi sendo acometido por patologias de construção, pois fica num ambiente extremamente agressivo, dentro do oceano. Isso levou à sua demolição e a discussões sobre elementos de substituição. O menor e menos invasivo venceu, que é um mirante envidraçado com bancos, muito espaço para fotos e algumas referências às praias da orla.
De recordação do Alagoinha, é mantida a estátua do cavalo-marinho que era de lá. Ela foi restaurada e uma pequena parte dessa história fica em um totem na orla.
POSTOS INTELIGENTES DE POLÍCIA
A orla de Maceió é bem tranquila de caminhar. Em Ponta Verde existem alguns policiais a postos, no final de semana, próximos ao mirante onde ficava o Alagoinha. Além disso, existem alguns postos inteligentes de polícia.
Esses equipamentos possuem botão do pânico e um telefone para contato em situação de emergência. Isso facilita a ação policial. Como o equipamento tem câmeras de monitoramento nele, inibe a ocorrência de trotes.
CONTINUANDO NO NORDESTE BRASILEIRO
Também de águas quentes e belezas naturais, Aracaju também traz muitos atrativos, sendo outro belíssimo destino no Nordeste. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, veja algumas dicas para passear e sobreviver por lá:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESSA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!