Curiosidades
A primeira coisa que pensamos quando falamos de flores e de plantas é que são coisas belas e cheirosas: pena que a realidade sempre surpreende e nem sempre cheira bem. Vamos conhecer alguns exemplos de plantas que não são necessariamente tão agradáveis assim de se ter perto de casa ou do trabalho.
[Uma árvore de chichá-fedorento. Imagem: Savyo Carvalho | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Veja palavras indígenas relacionadas ao mate
» Você sabe o que significa plant based?
CHICHÁ-FEDORENTO
Chichá-fedorento, oliva-de-java ou castanha-da-india são nomes populares para a Sterculia foetida L. planta da família Malvaceae nativa da Índia e da Malásia. Ela chega, em média, a 20 m de altura.
É uma árvore caducifólia ou caduca, isto é, folhas caem para reduzir a transpiração no inverno. O cheiro desagradável está nas flores, que são avermelhadas e unissexuais.
Foi o mau cheiro das flores que inspirou o nome científico da espécie. Sterculia vem de Stercus, o deus pagão das imundícies, e o fedor é reforçado no nome da espécie, foetida.
Com características assim, o querido leitor pode ficar pensando que esse cheiro fedido impede que pessoas cultivem essa árvore: é possível, mas ela tem alguns atrativos.
O chichá-fedorento gera frutos lenhosos, que vão do avermelhado até o marrom quando amadurecem. Eles permanecem, se não forem retirados, quase o ano todo na árvore. Cada um deles tem de dez a quinze sementes elipsoides, com 2 cm de comprimento.
Essas sementes torradas são muito apreciadas como um snack, similar às castanhas. Elas possuem grande quantidade de óleo.
CANELA-BOSTA
A canela-bosta, canela-preta ou canela-merda é cientificamente chamada de Ectandra megapotamica e pertence à família Lauraceae.
É uma espécie nativa do Brasil, mais frequente na Encosta Meridional da Serra Geral do Rio Grande do Sul.
A madeira é durável e possui boa qualidade. Apesar disso, como solta o odor desagradável, acaba não sendo tão utilizada. O tronco possui escamas que se desprendem e deixam cicatrizes características da espécie. O odor das folhas amassadas é apimentado.
Os frutos são bagas elipsoides pretas e brilhantes. Esses frutos amadurecem entre novembro a janeiro e podem desencadear alergia em algumas pessoas.
FLOR-CADÁVER
A Amorphophallus titanum é conhecida como flor-cadáver e é nativa das florestas tropicais da Sumatra, Indonésia. Ela tem um tamanho considerável, odor fétido e floração imprevisível, de curta duração (48 a 72 h). Dura até quarenta anos.
O cheiro exalado ao florescer é similar ao de carne podre. Essa floração depende da energia acumulada pela planta e pode ter intervalos de até uma década.
Diferentemente do chichá-fedorento, não há um interesse econômico secundário para suportar o fedor, mas a curiosidade em cima da planta, que atrai turistas. Nos Estados Unidos, por exemplo, eventos de floração atraíram muitos turistas.
Seu cheiro de cadáver atrai polinizadores como besouros carniceiros e moscas. Na natureza, pelo comércio ilegal, está ameaçada de extinção, havendo menos de mil exemplares nativos, conforme dados do Jardim Botânico dos Estados Unidos.
DEIXANDO ESSA CONVERSA UM POUCO MAIS CHEIROSA
Se falamos de algumas árvores e flores que não cheiram tão bem, agora partiremos para algo que deixa um gostinho e um cheiro especial. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você descobre melhor o que é a baunilha, como surgem as essências e detalhes do cultivo:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Descubra o que é a baunilha e como ela é obtida
GOSTOU DESSA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!