A parábola da demissão da formiga desmotivada

 Cultura e Comportamento

 

As funções, quantidade de trabalho, expectativas e dinâmicas de convivência podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Vamos ver como isso pode acontecer com a parábola da demissão da formiga desmotivada!

 

Nossa querida funcionária

[Nossa querida formiga trabalhadeira, mas desmotivada. Imagem: Diego Madrigal / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que significa a sigla CHA?

 

» O pensamento disruptivo

 

» O que foi o Mobral?

 

A PARÁBOLA

 

"Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz.

 

O gerente estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belissimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora. 

 

A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saida da formiga. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou, também, uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.

 

O gerente ficou encantado com os relatórios da barata e pediu, também, gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões. A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!

 

O gerente concluiu que era o momento de criar a funcão de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial. 

 

A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente, a pulga (sua assistente na empresa anterior), para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia estava mais chateada. 

 

A cigarra, então, convenceu o gerente que era preciso fazer uma pesquisa de clima, mas o gerente, ao rever as finanças, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, para que fizesse um diagnóstico da situação. 

 

A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório que concluía: há muita gente nesta empresa! E adivinha quem o gerente mandou demitir? A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida!"

 

Autor desconhecido. Circulando pelas redes sociais.

 

E COMO SERÁ QUE A GENTE CONSEGUE EVITAR A SAÍDA DA FORMIGA?

 

Aprender como manter a mão de obra motivada e crescer na geração da qualidade é muito importante. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende quais abordagens existem para isso:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 As abordagens de motivação dos recursos humanos para a geração de qualidade

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário