O que significa ser paladino?

 Curiosidades

 

Paladino é um adjetivo que parece nunca ter saído de moda. Desde os textos marcantes de Cid Moreira falando no Fantástico até as redes sociais, ouvimos de paladinos por aí.

 

O que será que significa? Vamos ver alguns exemplos e contextos.

 

Grande paladino em seus trajes de luta

[Vista de um paladino tradicional. Imagem: Anastasia Lashkevich / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Significado de outras palavras além de paladino

 

» O ócio criativo de Domenico de Masi

 

» Palavras em latim do mundo jurídico

 

SIGNIFICADOS NOS DICIONÁRIOS

 

Em Língua Portuguesa, paladino pode significar:

 

× Indivíduo valente, intrépido, denotado.

× Defensor incansável, obstinado.

× Sujeito cavaleiroso, aventureiro, andante.

× Algo público e notório.

 

Essa última definição também é aceita para paladino na Língua Espanhola, nesse caso, não sendo um falso cognato. Ambas as ideias sobre o significado de paladino surgem de um termo em francês, paladin. Outras fontes apontam a origem no latim palatinus, um oficial da corte.

 

O paladino seria alguém com os mais altos princípios éticos e morais. É muito mais do que bravura.

 

Ao falar em defensor incansável, não se restringe a batalhas. Pessoas que defendem ideais fervorosamente são paladinas.

 

EXEMPLOS HISTÓRICOS

 

Os principais cavaleiros que acompanhavam Carlos Magno na guerra teriam sido chamados de paladinos. Também teriam sido chamados de paladinos algumas figuras da época medieval, ciclo arturiano, como Lancelot e Gawain, cavaleiros da távola redonda.

 

O QUE É UM PALADINO DA MORAL?

 

Paladino da moral significa que aquela pessoa defende convicções éticas e age de maneira condizente. Alguns exemplos são pessoas que lutam contra a corrupção ou buscando direitos das minorias.

 

QUAL O SIGNIFICADO DE HOMEM PALADINO?

 

O homem paladino seria o sujeito que traz todas as características típicas: masculinidade, heroísmo e liderança. Talvez nem sempre isso possa ser bem visto, falando assim, porque existem valores sociais que vão mudando, assim como o conceito de masculinidade vai se tornando menos restrito. A abordagem pelos ideais e pela força, seja ela qual for, segue definindo esse homem.

 

OS PALADINOS NO RPG

 

Nos jogos de RPG, cada jogador assume um personagem. Dentro deles existem também os paladinos, que vão representar esse arquétipo dentro do jogo, com heroísmo, força e moral.

 

QUE SIGNIFICA PALADINO DA JUSTIÇA?

 

Paladinos da justiça atuam não apenas por si, mas visando o bem do próximo, a equidade e o combate às injustiças sociais. Eles são bem representados pela classe dos advogados, ativistas e defensores dos direitos humanos.

 

OS PALADINOS DO AMOR

 

Paladinos do amor trazem aquele quê fervoroso dos paladinos, mas estão ligados a causas mais subjetivas como amor e compaixão com os seres humanos. Eles buscam combater a indiferença e a discriminação.

 

O HOMEM PALADINO NAQUELA HORA

 

Nas redes sociais é muito comum que páginas sobre relacionamentos falem sobre homem ou boy paladino... que seria a figura que cuida, protege e respeita a mulher em seus aspectos mais íntimos, inclusive na relação sexual. O prazer da mulher e o respeito a ela são aspectos muito importantes.

 

E QUEM SÃO OS PALADINOS DA VERDADE?

 

Novamente, são seres fervorosos, mas seu ideal mora na verdade. Desinformação e ameaças à liberdade de expressão são males que os paladinos da verdade combatem ao nível extremo. Eles são, em geral, representados pela classe dos jornalistas.

 

PALADINOS EM DESENHOS ANIMADOS

 

Não só em filmes e no RPG, mas a figura do paladino surge em personagens de desenhos animados. É um tipo heroico, obstinado e forte, que cai muito bem a um protagonista mocinho.

 

Na saga Digimon Adventure, por exemplo, existe a versão paladina de Imperialdramon, o Imperialdramon Paladin Mode - advindo do modo lutador (Fighter Mode). Uma roupagem branca ao monstro digital foi conferida para demonstrar a grandeza dos seus atributos e sua pureza.

 

E QUANDO O PALADINO SOME

 

Um clássico da Literatura que fala sobre personalidade é “O Médico e o Monstro”, de Robert Louis Stevenson. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você lê nossa resenha sobre esse livro, onde os paladinos surgem em certos momentos, noutros somem:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O médico e o monstro

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários