Fazendo uma hortinha em casa

 

 

#FicaADica

 

 

Colher alimentos frescos em casa é uma satisfação: além de muito sabor, é aquele quê de coisa feita pela gente, com muito amor. Neste post, você confere algumas dicas de como fazer sua horta em vasos, de maneira simples e que garanta uma boa colheita.

 

Fazendo uma horta com amor

[Do solo da horta surgem os melhores alimentos. Figura: Anastasia Shuraeva / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Criando uma cidade saudável com hortas comunitárias

 

» Conheça a alface frisée

 

» Você sabe como funcionam as fazendas urbanas?

 

DICA 1. MATERIAIS

 

Para começar, prepare:

 

× Mudas de temperos e hortaliças.

× Vasos tipo jardineira.

× Bolinhas de argila (argila expandida).

× Areia.

× Solo, de preferência adubado.

× Adubos naturais, como osso moído, casca de ovo, borra de café, ou melhor ainda, composto orgânico.

× Restos de materiais secos, como cascas de árvores, palhas ou cascas de pinhão.

× Manta geotêxtil (conhecida como "Bidin").

 

DICA 2. PREPARANDO O VASO

 

Para montar o vaso, comece com a argila expandida, sobrepondo com uma camada de areia. Após, é o momento de colocar a manta geotêxtil, cobrindo o fundo e parte das laterais, não deixando a camada inicial, de drenagem, ficar exposta. Por fim, insere-se o solo com adubo.

 

DICA 3. O LOCAL

 

É importante que seja garantida a luz solar. As plantas se alimentam por meio da fotossíntese, que exige locais ensolarados. A incidência direta deve ser de três a quatro horas por dia.

 

DICA 4. ESPAÇO PARA CADA MUDA

 

Uma muda - depois a planta - precisará de espaço para se desenvolver bem, sem competir por recursos com as demais plantas do vaso. É por isso que o ideal é garantir 15 cm de profundidade de solo e 20 cm entre cada tipo de verdura ou tempero.

 

DICA 5. O QUE PLANTAR?

 

A preferência para plantar em vaso é de hortaliças com raízes curtas, tais como: alface, coentro, cebolinha, salsa e manjericão.

 

DICA 6. ÉPOCA DE PLANTAR

 

Quando são mudas, não há tanta restrição quanto ao plantio, bastando mudar ao vaso definitivo. Para sementes, existem épocas do ano ou até fases da lua que fazem mais sentido. Nesse caso, é bom comprar sementes preparadas e com instruções, em locais como supermercados e casas agropecuárias.

 

DICA 7. DRENAGEM

 

É interessante que a umidade seja mantida nos canteiros, principalmente em épocas mais secas do ano. Nas regiões onde o solo ficaria exposto no vaso, pode ser bom usar palhas ou cascas para evitar a evaporação precoce.

 

Em contraponto, manter umidade não quer dizer saturar de água e empoçar. Além da camada drenante embaixo da manta geotêxtil, o vaso precisa de furo para saída do excesso de água. Isso evita apodrecer as raízes e as hortaliças.

 

Se a horta será em apê ou casa com piso, e não sobre o solo, cuidado com a água: direcione a drenagem corretamente. Isso evita manchas ou problemas com a umidade.

 

DICA 8. ADUBAÇÃO

 

A adubação não precisa ser feita o tempo todo. Um prazo de dois a três meses é suficiente.

 

DICA 9. COMO IRRIGAR?

 

Depende da fase da planta. Quando são sementes, o ideal é irrigar três vezes ao dia, enquanto plantas maiores podem receber água uma vez por dia.

 

MAIS UMA DICA: FAZENDO UMA COMPOSTEIRA EM CASA

 

Para fazer um ótimo adubo para as plantas, é possível usar restos de alimentos e tratá-los para que virem adubo, usando a compostagem. Relembre quando ensinamos como fazer uma composteira em casa (clique no link da barra azul 👇🏻)!

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários