O que fez Caçulinha?

 Biografias

 

Caçulinha foi um grande músico brasileiro, cujo talento despontou desde cedo. Ele desbravou os caminhos da música e também esteve em vários momentos na televisão. Vamos relembrar a trajetória dele?

 

Caçulinha tocando | Caçulinha com Faustão

[Alguns momentos de Caçulinha. Imagem: Contigo! | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Quem foi Waine Shorter?

 

» A trajetória de Neusa Maria Faro

 

» Um pouco da carreira de Faustão

 

OS PRIMEIROS ANOS

 

Caçulinha, ou melhor, Rubens Antônio da Silva, nasceu em Piracicaba, São Paulo, em 1938. Sua família já tinha um veio musical: seu pai (Mariano de Silva), por exemplo, era um grande compositor sertanejo, e fazia sucesso no interior paulista.

 

No começo, ele tocou com seu tio na dupla "Caçula e Mariano". Com o fim da dupla, ele virou o Caçula e depois Caçulinha, indo se apresentar com o pai. Há versões de que Caçula era o irmão... mas enfim, Caçulinha é o Caçulinha. E fato é que formou a primeira dupla sertaneja a gravar disco no Brasil.

 

Aos oito anos, era uma criança prodígio, tocando acordeão com uma habilidade rara, chamada de ouvido absoluto. Ele identificava ou recriava qualquer nota musical, mesmo sem um tom de referência.

 

Segundo conta a família de Caçulinha, ele reproduzia quaisquer músicas cantaroladas pelo pai e pelo tio. E Caçulinha até seguiu no diminutivo, mas ficou grandão na música: aos vinte anos, tocava piano, violão, acordeão e escaleta. Ele já se apresentava em boates na noite paulistana.

 

A CARREIRA MUSICAL

 

Nisso, sua fama foi crescendo. Chegou a tocar ao lado de outros grandes artistas como: Jair Rodrigues, Elis Regina, Roberto Carlos, Luiz Gonzaga, Erasmo Carlos, Dominguinhos, Simonal, João Gilberto, Caetano Veloso, Gal Costa, Chico Buarque, Gonzaguinha, Maria Bethânia e Milton Nascimento.

 

O primeiro disco gravado foi em 1959, e depois dele vieram mais trinta discos. Diversos gêneros musicais estavam nos discos, como sertanejo e bossa nova. O último álbum foi lançado em novembro de 2019, comemorando sessenta anos de carreira na música e na televisão brasileira.

 

MÚSICA E TELEVISÃO

 

Falando em carreira na televisão, Caçulinha participou de vários programas, tendo passagens pela TV Record, Bandeirantes, TV Gazeta e TV Globo. Nisso, participou de programas como: Essa noite se improvisa, Ratinho, Os Trapalhões, Balão Mágico, Almoço com as Estrelas, Raul Gil, A praça é nossa, dentre outros.

 

Na TV Globo, criou trilhas sonoras para a emissora. Por vinte anos atuou em parceria com Fausto Silva, no Domingão do Faustão, fazendo a trilha sonora ao vivo, ou ainda apresentando talentos juvenis para tocarem no programa. Ainda na emissora, comandou a banda que abria e fechava os intervalos do humorístico Sai de Baixo.

 

O Domingão do Faustão teve mudanças ao longo do tempo e chegou a permanecer com uma banda, mas já sem Caçulinha. Ele prosseguiu na música e com alguns projetos pessoais. Na TV, fez participações, como músico (não em quadro fixo) em programas como o Viola, minha Viola, da também saudosa Inezita Barroso.

 

 

[Vídeo postado por usuário do Youtube]

 

 

OS ÚLTIMOS TEMPOS

 

Caçulinha teve um infarto e ficou internado no Hospital Sancta Maggiore. Ele ficou em cuidados médicos por dez dias, mas infelizmente não resistiu.

 

Na madrugada do dia 5 de agosto de 2024, Caçulinha faleceu, aos oitenta e seis anos. Houve velório e sepultamento na capital paulista.

 

FALANDO DE MAIS UM GRANDE NOME DA MÚSICA BRASILEIRA

 

Carlos Lyra foi outro grande nome da música brasileira, que muito contribuiu a essa forma de arte. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você relembra como foi a vida e carreira do artista:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que fez Carlos Lyra?

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário