Saiba mais sobre o Kefir

 Alimentos

 

Se você nunca ouviu falar, pode ser que se surpreenda com esse grão. O nome kefir deriva do turco "keif" e significa "bem-viver" ou "bem-estar". Outros nomes podem ser: tibicos, quefir, cogumelos tibetanos, plantas-de-iogurte, cogumelos-do-iogurte, kefer, knapon, kephir, kippi e kepiand.

 

Vamos aprender mais sobre esse alimento? Siga nessa jornada conosco!

 

Um belo kefir

[Olhe que bonito o kefir! E nutritivo, ainda. Imagem: UOL Viver Bem | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que significa Plant Based?

 

» Entenda como surge a baunilha

 

» Alimentos que ajudam quem tem intestino preso

 

ORIGENS DO KEFIR ATÉ CHEGAR AO BRASIL

 

Um nome famoso é de bebida-do-profeta, usando-se os grãos-do-profeta-Maomé como fermento. A origem desses grãos estaria nas montanhas do Cáucaso (região entre o mar Negro e o mar Cáspio, fronteira entre Europa e Ásia). Por engano, os caucasianos teriam descoberto que o leite levado nas bolsas de couro fermentava, ficando uma bebida efervescente.

 

Há crenças religiosas associadas ao kefir. No lado do Islamismo, os grãos teriam sido passados de Alá para Maomé e depois aos caucasianos, transmitidos ao longo das gerações. Existem, também, rumores de que o maná bíblico seria, na verdade, kefir.

 

Na Europa central, o kefir é bastante conhecido e apreciado, existindo desde produções artesanais até a escala industrial. Há locais, porém, onde é totalmente desconhecido.

 

No Brasil, há quem tenha conhecido kefir sem saber ou com ideias erradas. Alguns acabam considerando como um tipo de iogurte ou coalhada, mas é um fermentado mais poderoso e com várias propriedades funcionais.

 

O QUE É MESMO O KEFIR?

 

É um conjunto de bactérias boas e leveduras, que ajudam a melhorar a saúde (probiótico). Com ele, é possível melhorar a imunidade e o funcionamento intestinal. Em ternos de nutrientes, é baixo o teor de carboidratos e há substâncias que favorecem o emagrecimento.

 

Pode-se cultivar o kefir em casa, "alimentando-o" com alguma bebida, para se multiplicar. Sempre precisa manter a mesma bebida original, que pode ser:

 

× Água com açúcar mascavo.

× Leite pasteurizado.

× Bebidas vegetais, como leite-de-coco ou leite-de-amêndoas.

 

O kefir de leite se alimenta de lactose, enquanto que o de água, de açúcar mascavo. É por isso que precisa manter a mesma bebida.

 

É preciso, portanto, conseguir o grão com alguém para fazer esse "cultivo", que é bem simples. A multiplicação se acelera com a temperatura.

 

Deve-se usar um pote de vidro esterilizado, sem usar objetos metálicos, pois o gosto do kefir, mais ácido, é transmitido. Após, acrescenta-se o líquido. No caso do leite, recomenda-se não usar leite longa vida ou em pó, mas pasteurizado. Como alternativa, ou se obtêm leite fresco com produtores e se pasteuriza, ou opta-se por leite de saquinho. Por fim, cobre-se o pote com um pano fino, como fralda de bebê, e um elástico.

 

É bom manter num local em que não se mexe com frequência, um canto da cozinha ou despensa. Na geladeira, pode deixar, mas o kefir demora mais tempo a se multiplicar. Fora, dois dias já seriam suficientes.

 

O aspecto final parece de uma coalhada. Várias opções existem depois disso, como:

 

× Fazer uma vitamina.

× Esperar mais três dias e fazer iogurte.

× Pastinhas e patê (se for kefir de leite).

× Sucos (do kefir de água).

× Consumir in natura, com frutas, mel e granola.

 

O consumo in natura sozinho é mais complicado. Como é algo ácido, sempre é bom complementar para balancear o sabor. Outro porém está no aquecimento: os lactobacilos do kefir de leite são sensíveis e, ao colocar em altas temperaturas, você pode matá-los e, com isso, perder parte dos benefícios nutricionais.

 

CONFIRA UMA DICA DE RECEITA!

 

Que tal um kefir de morango? O morango possui menos acidez e até certo adocicado, combinando muito bem. A dica do Estadão.

 

Ingredientes

 

× Kefir ou coalhada seca a gosto.

× Seis morangos.

× Chia ou outras sementes.

 

Modo de preparo

 

Tire as folhas dos morangos e os lave com cuidado. Corte-os ao meio.

Disponha-os dentro de um potinho. Após, despeje o kefir ou coalhada seca. Para decorar e tornar mais nutritivo, solte os grãos de chia sobre o kefir. Bom apetite!

 

MAIS UMA DICA PARA AQUELE LANCHE

 

Além do kefir, outra dica refrescante é o café gelado. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descubra mais como fazer e algumas dicas:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como fazer café gelado: dicas e receitas para o café perfeito

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário