Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (51)

 Língua Portuguesa

 

Quando observar que há ecolalia por uma criança, tenha carinho e tolerância!

 

André, o personagem da turminha que tem autismo

[Personagem da turma da Mônica com ecolalia. Imagem: Tismoo | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE DESCOBRIR TAMBÉM

» JUNIR

 

» NIILISMO

 

» PÔLDER

 

ECOLALIA

 

Numa tirinha de Mônica e Cebolinha, eles percebem que um amiguinho repetia muito as palavras. Cebolinha, então, cita que esse amiguinho devia estar com o probleminha da Magali, querendo muito a melancia, melancia, melancia... Mônica então explica que é ecolalia, ou a repetição de palavras, é algo que acontece com crianças autistas. Maurício de Sousa explica às crianças pois, para incluir é preciso conhecer.

 

HEURÍSTICA

 

Num contexto de incertezas e de muitas informações a considerar e decisões a tomar, um indivíduo pode usar atalhos para definir por onde seguir. As regras gerais para simplificar as decisões são o que chamamos de heurística. É um mecanismo que permite economizar esforços, mas pode levar a vieses.

 

LAREIRA

 

É um nome que deriva de "lar", pois, certo modo, é um local onde se cria o aconchego a partir do fogo (para quem gosta dele). A origem grega viria da deusa protetora Héstia, que cuida do fogo doméstico.

 

MÚSCULO

 

Apesar de parecer tão simples de falar em músculo, ainda mais numa época onde ir à academia e mencionar suplementos e massa magra seja quase-como-dizer-bom-dia, é curioso pensar de onde veio a palavra. A ideia de se ter algo em movimento sob a pele pode explicar.

 

Em latim, musculus é diminutivo de mus ou camundongo. Então, alguém pode ter pensado em ratinhos andando sob a pele.

 

PÓS-JÚNIOR

 

Esse é um nome que surgiu no mundo das empresas juniores (reveja nosso post sobre elas clicando aqui). Quando os membros finalizam o ciclo dentro da empresa, conforme os regimentos permitem ou antes se preferirem, são chamados de pós-juniores e podem, por vezes, colaborarem com membros ativos, participarem de eventos ou mesmo reintegrarem consultorias quando surgirem demandas.

 

INCANDESCENTE

 

Algo incandescente é algo em brasa, ardente, muito quente, tanto na forma real como figurada, falando de sentimentos e sensações. As lâmpadas com filamento em tungstênio recebiam esse nome porque realmente não só eram objetos iluminados, como muito quentes pela resistência à passagem da corrente elétrica.

 

COLOSSAL

 

Pensando em origem da palavra, vem do latim colossus e do grego kolossós, que significa estátua com forma humana. Mais adiante, ela foi ganhando a ideia de ser algo de grande porte, virando sinônimo. Não é à toa que o Brasil é o impávido colosso.

 

IMPÁVIDO

 

Não estamos querendo revisitar todo o hino nacional, mas já que falamos em impávido, melhor não deixar essa dúvida também. Não basta ser grande, um verdadeiro colosso, se faltar coragem. Impávido é alguém destemido, que não se deixa abater pelo medo.

 

AFORAMENTO

 

Ao longo da História do Brasil, permitiu-se que pessoas pudessem utilizar as faixas de orla oceânica, num regime parcial de propriedade.  O regime de aforamento ou enfiteuse segue essa ideia. Caso a Marinha precise desses locais para uma situação de conflito, ou mesmo de defesa, é dela a propriedade numa faixa de 33 m da preamar média de quando se estabeleceu a Lei. A matrícula no Registro de Imóveis traz tal informação.

 

REBENQUE

 

O rebenque é um instrumento usado por quem monta a cavalo. Esse objeto é um pequeno chicote de couro que auxilia na condução do animal, devendo ser usado com muita parcimônia. Também é chamado pelos gaúchos de mango.

 

INTEMERATO

 

Não é o que parece: não se trata de alguém destemido (pelo menos não diretamente, considerando o significado literal). Intemerato é o mesmo que íntegro, puro, incorruptivel.

 

CHAMAR-O-HUGO

 

É uma espécie de onomatopeia: sabe o barulho feito quando uma pessoa se sente mal e acaba vomitando? Seria uma forma de dizer que a pessoa teve o vômito sem falar expressamente esse nome.

 

HIRSUTO(A)

 

O significado primeiro seria de uma pessoa (homem ou mulher) com cabelo comprido, pelos longos ou algo desalinhado. Pode ser um homem barbado e cabeludo.

 

Indo além, hirsuto seria alguém não gentil, áspero ao tratar alguém. No mundo da Biologia, hirsuto(a) se refere a um revestimento de "pelos" longos em folhas, e penas que parecem pelos em aves hirsutas.

 

O QUE SERÁ TONANTE?

 

O que será o substantivo “tonante”? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você descobre o que significa essa e outras palavras:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 TONANTE

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários