Viagem
Bento Gonçalves é um dos berços da colonização italiana no Brasil, o que reflete muito na identidade dessa cidade e suas atrações. Com cento e vinte e três mil habitantes pelo Censo de 2022, fica distante a 125 km de Porto Alegre e 41 km de Caxias do Sul, cidades com aeroportos próximos, ou ainda a 147 km de Vacaria, primeira cidade gaúcha vindo pela BR 116.
Que tal partir nessa viagem conosco pela Capital da Uva e do Vinho? Existem vários destinos legais para quem gosta de uva, de vinho, ou até para quem não gosta!
[Vista de Bento Gonçalves. Imagem: CISGA | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Conheça os encantos de Aracaju, em Sergipe
» Já ouviu falar na ilha do Bananal?
O BAIRRO CIDADE ALTA E A MARIA-FUMAÇA
No bairro Cidade Alta, pode-se ver a Igreja Matriz Cristo Rei, que ocupa praticamente toda a quadra central. A arquitetura imponente chama a atenção como todas as catedrais da região. Destacam-se, além dos lindos vitrais religiosos, um grande candelabro próximo ao altar.
Próximo à Igreja, há um monumento, uma maria-fumaça antiga, e o terminal de passageiros com a maria-fumaça em funcionamento. Partes da linha férrea podem ser vistas onde atravessam a cidade.
[Maria Fumaça antiga, na praça, próxima à Linha Férrea atual. Imagem: O Blog do Mestre] |
O PÓRTICO DO VINHO
Como Bento Gonçalves é a capital da uva e do vinho, esse marco está representado fisicamente em alguns locais. Um desses pontos é o pórtico que fica bem próximo à praça do Cidade Alta.
Além de ser muito bonito e uma parada obrigatória, o local possui algumas vagas de estacionamento para informações turísticas. É possível, portanto, tornar esse ponto como o verdadeiro portal para chegar à cidade e conhecer seus destinos.
[Onde você entende que está em Bento. Imagem: O Blog do Mestre] |
CAMINHOS DE PEDRA
Para quem vem de Farroupilha, partindo do Santuário de Caravaggio, há um lindo caminho pavimentado em paralelepípedos de pedra, onde vemos muitas propriedades rurais e belas paisagens. Ao atravessar a interseção com a RS 448, a via continua, mas em pavimentação asfáltica, o que melhora a direção, mas deixa o caminho não tão bonito. Sorte que as paisagens a cada lado dos bordos da pista ainda são muito lindas.
Ao longo dos 12 km em Bento Gonçalves, são muitas opções de visitação e compras, alimentação e experiências. Essa parte merece tempo para visitação, pois vale muito a pena.
CASA DA ERVA-MATE FERRARI
A casa da erva-mate Ferrari possui itens para o preparo do chimarrão, alguns itens de vestuário, chás e lembrancinhas, além de doces. Para quem quiser sair já tomando seu mate, oferece água quente.
Mas nem todos conhecem ou sabem sobre o chimarrão, como é feito e todo esse processo. Aí o visitante pode comprar um passe para um tour numa instalação histórica que fica do outro lado do caminho de pedra.
A instalação que já foi um moinho de farinha de trigo é usada para mostrar o processo. Há árvores de erva-mate, barbaquá, estufa e máquinas de moagem desde modelos centenários até os mais atuais, com um deles sendo movido à roda d'água. É história e conhecimento.
[Moinho histórico de erva-mate. Imagem: O Blog do Mestre] |
CHIMA GARDEN
Ao lado da instalação histórica fica o Chima Garden, que é um restaurante com vários espaços ao ar livre e um salão central amplamente envidraçado. É um ambiente acolhedor e com ótimas opções de comidas e bebidas.
Há entradas, saladas, pratos principais, pizzas ou pães feitos com fermentação natural. Como era de se imaginar, existem opções com erva-mate, incluindo farofa para acompanhar assados ou caipirinha com mate.
[Caminho até chegar ao Chima Garden. Imagem: O Blog do Mestre] |
O CHAFARIZ DE VINHO
Não bastasse o pórtico de pipa, você pode andar pela rua Marechal Floriano e se deparar com um chafariz de vinho. É mais um dos muitos sinais de que é a terra do vinho.
PARQUE E CASA DA OVELHA
Lá nos caminhos de pedra existem outras duas grandes atrações: a Casa da Ovelha e o Parque da Ovelha. Na Casa da Ovelha, você pode encontrar queijos (inclusive sem lactose), leite, iogurtes, geleias, potes, canecas temáticas, chaveiros e tudo o mais que tenha a ver com leite de ovelha ou com brinquedos e lembrancinhas de ovelha.
Lá na Casa da Ovelha você pode comprar um passaporte para o Parque da Ovelha. Há um passeio tradicional, com algumas atrações, e outro que seria a experiência completa com o pastor. Roteiros e condições podem ser vistos no site do parque.
Lá dentro, é possível ver cães bem inteligentes numa demonstração ao vivo de pastoreio. De acordo com o horário e a época do ano, também dá para alimentar as ovelhas, ver a amamentação de filhotes, conferir a tosquia, dentre outras atividades. As ovelhas são amáveis e adoram uma comida, e os bebês de ovelha recebem roupinhas bem fofas.
[Um dos galpões do Parque da Ovelha. Imagem: O Blog do Mestre] |
A FENAVINHO
A festa nacional do vinho (Fenavinho) possui os traços culturais da região bem destacados. Há a reprodução de uma bodega onde eram vendidos os alimentos, com o toque moderno de uma torneira de vinho direto da pipa.
Assim como o restaurante da erva-mate possui comidas com esse produto, você encontra bombom de vinho na Fenavinho. A ExpoBento ocorre em paralelo, e você pode saborear tortéi (um pequeno "pastel" de moranga, que é cozido e servido com molho de tomate e frango desfiado) no tortelaço.
A Fenavinho ocorreu, em 2024, no mês de julho. Pode ser um ótimo período para visitar a cidade.
MUSEU DO IMIGRANTE E CASA DAS ARTES
O museu do Imigrante é uma casa histórica de Bento Gonçalves. Além de preservar itens históricos e ter uma ambientação de casa, é um prédio tombado como patrimônio histórico. Ele é aberto ao público para visitação gratuita.
Alguns ambientes do museu remetem a espaços de casa, existindo um espaço de quarto e outro de cozinha. Outros cômodos já possuem temas diversos, como itens pessoais e de atividades profissionais. Existem exposições temporárias, que podem ficar num cômodo específico, ou entremearem os objetos históricos.
Perto do museu do Imigrante há também a Casa das Artes. Nesse local também há acesso livre ao público para exposições de artistas locais.
[Objeto exposto no Museu do Imigrante. Imagem: O Blog do Mestre] |
CERCAS E VASOS NAS RUAS
Algumas calçadas da cidade, próximas ao Museu do Imigrante, possuem ambientação que agrada num passeio a pé para ver a cidade. Gradeados protegem e ornam as esquinas. Também há vasos ornando as calçadas, com belos repolhos-de-jardim.
VINÍCOLAS
As vinícolas são pontos de visitação que, para quem gosta de vinhos ou de entender o como é feito, pelo conhecimento, são ótimos destinos. É importante ver o tempo e o roteiro desejados, pois algumas são fora do perímetro urbano.
Há algumas com temática do deus-do-vinho, em formato de castelo, em formatos mais rurais... São muitos passeios diferentes só ali.
[Uma das vinícolas locais. Imagem: Além da Fronteira] |
L'AMÉRICA SHOPPING
Bento Gonçalves possui seu shopping, inclusive com cinema, praça de alimentação e estacionamento. A arquitetura do Shopping é curiosa porque, diferentemente de outros centros comerciais do gênero, foi um prédio concebido para ter arquitetura clássica. Segundo o site do L’América Shopping, foi inspirada em palácios venezianos.
MOE'S
O tradicional bar do Moe em Springfield, cidade dos Simpsons, ficou conhecido em todo o mundo. Esse nome também ajudou a nomear outros bares pelo mundo, como o Moe's de Bento. Esse gastropub oferece diversas opções no cardápio e, apesar do nome, não se parece com o homônimo, nem na fachada.
OUTROS DESTINOS NA REGIÃO
Gramado e Canela são uma dupla de cidades gaúchas também muito conhecidas. A gente separou algumas ideias de lugares e dicas de lá também 👇🏻:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Que tal ir para Gramado e Canela?
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!