Assessoria de imprensa ajuda startups na construção de autoridade

 Negócios

 

Estratégia de comunicação pode aumentar a visibilidade e a credibilidade de uma marca no mercado. Entre as startups que investem no trabalho de assessoria de imprensa desde o início, 40 % conseguem captar investimento mais rápido do que aquelas que não o fazem. O dado é de um estudo realizado pela Mention, em 2023, e mostra a importância de trabalhar a marca, o relacionamento com o público e a reputação de uma empresa desde a sua concepção.

 

A assessoria de imprensa auxilia na construção e manutenção da imagem corporativa, a partir de estratégias que aumentam a credibilidade no mercado. Em períodos de crise, ela permite minimizar impactos negativos e ajuda o assessorado a manter a confiança diante da imprensa e da opinião pública. 

 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) explica que o trabalho do assessor é criar um vínculo com os jornalistas e apresentar o cliente como fonte para as matérias feitas para canais de TV, rádios, jornais impressos e web.

 

Com a expansão do acesso à internet, que alcançou 84 % da população em 2023, segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), a assessoria precisou se adaptar, originando o chamado Digital PR. A CEO da Experta, Flávia Crizanto, explica que o PR no marketing digital trabalha com estratégias para aumentar as menções das empresas no ambiente on-line, veiculando campanhas em blogs, podcasts, redes sociais e até mesmo por meio de influenciadores digitais.

 

“A inserção do nome de um produto, serviço ou instituição nesses canais atribui valor e visibilidade positiva às startups. Dessa forma, são estabelecidas relações sólidas com o público-alvo, compradores ou investidores, por meio uma narrativa que consiga transmitir o seu propósito”, destaca Crizanto.

 

Fica mais fácil com a assessoria de imprensa

[Captando clientes. Imagem: Freepik | Reprodução]


 

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MERCADO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA ESTÁ EM EXPANSÃO

 

Levantamento realizado pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) apontou que o mercado de assessoria de imprensa cresceu entre 15 % e 20 % em 2023, impulsionado pela percepção de que a reputação tem valor estratégico para as marcas. A perspectiva é que a área continue em expansão.

 

Ao contratar uma empresa de assessoria de imprensa, é necessário considerar que os resultados não aparecem de um dia para o outro, pois o trabalho envolve planejamento, estratégia e relacionamento diário com os veículos de comunicação. Embora seja possível notar resultados iniciais em prazos menores, como os primeiros sinais de crescimento, o aumento da visibilidade e algumas menções na mídia, é a partir da presença e recorrência em diferentes canais que se constrói uma reputação positiva e consistente.

 

Em seu estudo sobre o tema, a pesquisadora da UBI, em Portugal, Bruna Alexandra Barreira Santos, explica que o bom funcionamento da assessoria de uma marca é capaz de determinar o posicionamento no mercado e o nível de reputação. A partir de uma imagem sólida, que reflete a integridade da marca, maiores são as chances de o cliente confiar na empresa. Com isso, o Sebrae destaca que a reputação tende a impactar diretamente o volume de vendas.

 

MENSURAÇÃO DAS MÉTRICAS POSSIBILITA ENTENDER OS RESULTADOS

 

Acompanhar as métricas de um trabalho de assessoria é importante para atestar a eficácia das estratégias definidas. Elas dão um norte para que os profissionais saibam qual rumo tomar, facilitando o entendimento de que tipo de pauta deve ser realizada e qual veículo apresenta melhores resultados para a comunicação de uma determinada mensagem.

 

As mídias sociais, muitas vezes, são o caminho escolhido pelas agências de Digital PR para realizar a divulgação de um produto ou serviço. O Sebrae orienta que acompanhar e analisar, regularmente, os indicadores das plataformas é essencial para que as empresas ajustem e otimizem as estratégias, sendo possível alcançar melhores resultados. Métricas relacionadas ao alcance de uma campanha e ao engajamento, como impressões, comentários, compartilhamentos, curtidas e menções, permitem um estudo sobre a recepção do público.

 

Agências de comunicação também recomendam acompanhar o indicador conhecido como Share of Voice, que determina o percentual de inserções de uma marca em comparação às concorrentes diretas. O cálculo revela a participação da empresa ao considerar o total de menções das marcas do mesmo segmento. Também é aconselhável acompanhar o tráfego gerado pelo conteúdo produzido pela assessoria e a quantidade de conversões, o que torna mais fácil a análise de como as ações influenciam a captação de leads e o aumento de vendas.

 

E O MARKETING INTEGRADO, O QUE É?

 

Falamos bastante das vantagens e atividades da assessoria de imprensa. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende também, dentro das atividades da assessoria, o que é o Marketing Integrado:

 

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👉 Benefícios do marketing integrado

 

 

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