História
Isaac Newton foi um grande físico e matemático, conhecido pelas famosas três Leis de Newton. Ele era um gênio de mentalidade difícil, com muitos momentos curiosos ao longo de sua vida.
Ao longo deste post, enumeramos quinze curiosidades sobre Isaac Newton. Siga lendo e confira!
[Alguma das representações do nosso grande gênio da Matemática e da Física. Imagem: Aventuras na História | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Outro Newton que fez história: Newton Zarani
1. ÓTICA FOI SEU TEMA INICIAL
Newton sucedeu Isaac Barrow como professor na Universidade de Cambridge. No período de 1670 a 1672, seus estudos sobre Ótica buscavam uma nova teoria das cores.
2. EMBATES DE IDEIAS MEXIAM MUITO COM NEWTON
Sabe aquela história de que a crítica é sobre sua pesquisa e não sobre você? Isso não era bem uma verdade para Newton.
Em embate com Robert Hooke, Newton defendia que a luz se comportava como onda, e Hooke defendia a chamada dispersão no éter. As propriedades seriam similares para a luz, mas se descobriu no futuro que não era o éter o preenchimento do Universo.
Ao publicar o Livro II de Ótica, foi acusado pelos Jesuítas de Liège de erro nas experiências. A polêmica durou até 1678, três anos após a publicação, com Newton se isolando por outros seis anos.
3. A MAÇÃ NA CABEÇA FOI LENDA
A maçã não teria caído na cabeça de Newton, mas sido um dos elementos que o fez pensar sobre gravitação. Essa maçã cairia sobre a Terra por conta da força gravitacional. Uma força assim manteria a Lua em órbita sobre a Terra, bem como a Terra orbitando ao redor do Sol. A intensidade dessa força seria do inverso do quadrado da distância.
4. PRIMEIROS ANOS COMPLICADOS
Falando em Newton como um grande físico, nem se imagina seus primeiros anos. Três meses antes de nascer, seu pai, também chamado de Isaac, viria a falecer.
Nascendo no Natal de 1642, Newton era prematuro, minúsculo e fraco. Aos três anos, sua mãe casou de novo e o deixou vivendo com a avó. Tudo isso afetou a formação psicológica de Newton.
5. SEM RELACIONAMENTOS AMOROSOS
Fala-se que Newton deve ter morrido virgem porque sua vida era mais focada em estudos. Ele não começou sendo um gênio, mas adquiriu esse gosto em certo momento da vida e no Trinity College, da Universidade de Cambridge, era de visual excêntrico, puritano e abstêmio. A falta de registro sobre relacionamentos e esse comportamento endossam esse pensamento.
6. SUCEDENDO KEPLER, GALILEU E DESCARTES
A genialidade de Newton traria frutos e promoveria a continuidade e aprofundamento do que outros cientistas já haviam desenvolvido. Kepler traria a ideia do sistema Solar, Galileu a Mecânica e a inércia. Descartes, por sua vez, a Geometria Analítica.
7. AMIGO DO HALLEY
Não era ainda nome de cometa... Edmond Halley era amigo e incentivador de Newton. Quando soube que ele havia explicado o movimento dos planetas, estimulou Newton a demonstrar isso, o que aconteceria mais tarde.
8. FOI DIRETOR E PRESIDENTE NA CASA DA MOEDA
Num período de sua vida, foi nomeado para o polpudo cargo de Diretor da Casa da Moeda, sendo Presidente depois. Foi algo mais afastado da ciência, período onde vários falsificadores foram levados à forca.
9. A ÚLTIMA PENDENGA
A autoria do cálculo infinitesimal foi contestada entre dois grandes: Leibniz e Newton. Leibniz foi pioneiro em publicar e Newton, em fazer.
Mesmo depois da morte de Leibniz, ainda assim havia ressentimento de Newton. Tudo se encerraria apenas com a morte dele também, sendo o último embate travado na vida de Newton.
10. ANO FATÍDICO, ANO BRILHANTE
Em 1665, a peste assolou Londres, que perdeu setenta e cinco mil pessoas das quatrocentos e sessenta mil que eram a população da época. Um incêndio numa padaria se propagou, também naquele ano, atingindo treze mil casas.
Nesse mesmo 1665, Newton se isolou na casa de campo da mãe, que já não tinha mais o padrasto. Foi lá que ele criou o cálculo infinitesimal e outros conhecimentos.
11. VIDA LONGA
Hoje vemos que se fala em oitenta, noventa, cem anos de idade. Estamos num padrão do século XXI, mas Newton viveu no século XVII. Naquelas condições e apesar de começar a vida perigando, viveu oitenta e quatro anos.
12. OUTRA GRANDE AMIZADE
Halley chegou a financiar a publicação de os Principia, e isso projetou Newton ainda mais. Naquela época, não era tão comum falar em artigo de periódico científico (paper of journal) para publicar resultados, mas de livros mesmo.
Jovens cientistas passaram a buscar Newton para trocarem ideias e isso o fazia bem. Um grande amigo que surgiu daí foi Fatio de Duillier, matemático suíço residente em Londres.
13. ESTUDANDO AS ESCRITURAS
Acredite, mas houve um período em que Newton saiu do seu mundo brilhante da Física e Matemática e foi para estudar a bíblia.
Ele queria provar que algumas coisas foram distorções das escrituras originais, como a Santíssima Trindade. As profecias de Daniel e apocalipse de São João renderam um livro.
14. ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DA ROYAL SOCIETY
A Royal Society era uma importante entidade londrina de intelectuais. Foi dirigida por Edmond Halley e, mais tarde, pelo próprio Newton. Diz-se que ele dirigiu a sociedade com pulso de ditador até a morte.
15. A VIDA EM LONDRES O ATRAIU
Parte da mudança da vida de pesquisador e acadêmico para se dirigir à Casa da Moeda em trabalho burocrático veio do interesse em Londres. Na resistência à tentativa do Rei James II de tornar Cambridge católica, representara a Universidade na conferência de Londres, conhecera o Filósofo John Locke e ficara com aquela pontinha de vontade de ficar: e ficou.
FALANDO DA INIMIZADE DE NEWTON
Já que falamos hoje de Newton, você também pode saber melhor quem foi Leibniz. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, relembre quando trouxemos a história dessa outra figura notável:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Leibniz
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!