Cultura e Comportamento
O tempo é uma variável difícil de lidar. O que somos agora se torna passado em instantes e o que seremos está numa caixa obscura, ou ainda naquele trecho de túnel que ainda não vemos. Mesmo assim, queremos saber hoje o que será o futuro. Vamos pensar e refletir mais sobre isso nas linhas que seguem?!
[Em meio ao futuro. Imagem: ThisIsEngineering / Pexels | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Mitos e verdades sobre mapa astral e Astrologia
» O comprometimento no trabalho
» Sputnik, no passado e no futuro
O FUTURO A-DEUS-PERTENCE.
É comum pensarmos no futuro como algo que está fora do alcance humano. Isso em parte se torna verdade porque todos possuem o livre arbítrio, mas o resultado das ações tomadas hoje é uma soma do que cada pessoa fez, por vezes até de quem não se conhece.
Para quem faz parte de algumas religiões, a figura de Deus está associada ao futuro. Sendo Deus o responsável por esse futuro, como pai carinhoso e benevolente, deve guiar tudo pelo melhor...
ESTATÍSTICA
Alguns casos exigem pensar no futuro baseando-se na Estatística. Em obras de Engenharia, por exemplo, a segurança se baseia em períodos de retorno, isto é, quanto tempo um evento levaria para ser superado, e aí vem a estatística, lembrando dados passados.
Com eventos climáticos mais extremos, talvez tudo precise ser revisto. Os dados serão outros e chuvas e ventos fortes terão picos. Não se sabe se serão superados esses picos no futuro, mas se planeja a partir do que eles foram.
EXEMPLOS PASSADOS
Muitas vezes, nesse trio de passado, presente e futuro, usamos exemplos passados para guiarmos nossas ações futuras. É como se já víssemos o que uma ação de presente resultou depois, considerando que ação e consequência assumam um padrão.
Isso faz com que as pessoas usem suas experiências próprias, de pais, amigos e familiares para pautarem novas decisões. Num contexto de sociedade, as crianças e adolescentes aprendem História na escola também com essa ideia de entenderem presente e futuro.
MUTÁVEL OU IMUTÁVEL: VALE A PENA PENSAR NELE?
Num texto na Revista Superinteressante sobre a atividade de tarólogos, cartomantes e outros profissionais que ajudam a enxergar esse momento à frente, expõe-se os dois paradoxos que existem sobre saber o futuro:
1. O futuro seria imutável.
Tudo está escrito e não somos nós que definimos o que o futuro será. Nesse caso, a ideia de conhecer o futuro simplesmente por saber, pois não se pode alterar: será que faz sentido?
2. O futuro é alterado conforme cada ato nosso.
Se todos nós podemos alterar o futuro em função de nossas escolhas, então previsões sobre ele dependem de bilhões de variáveis, isto é, de pessoas. Isso torna saber o futuro complexo e difícil, e não conseguimos obter previsões adequadas porque ele sempre muda. Também nesse caso, será que valeria a pena conhecer o incerto?
Seria como o cachorro que corre atrás do próprio rabo, segundo o autor daquele texto. Sabemos o futuro, o tempo passou e o presente ficou de lado. Fica a velha brincadeira dos números da loteria.
QUAL A SUA VISÃO DE FUTURO?
Queremos que você participe dessa discussão. Conte para nós qual sua visão quanto ao futuro nos comentários!
ENTENDA O QUE SÃO FORECAST E FORESIGHT
Essas são duas palavras de impacto, que falam de futuro, mas de um modo diferente. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, entenda melhor o que elas significam:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Forecast e Foresight - ambas significam previsão, mas com base diferente
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!