Receitas
Não apenas ingredientes saborosos ou um visual elaborado são suficientes para uma boa comida. Um nome que chame a atenção também pode abrir a curiosidade e o paladar.
O caldo de kenga faz sucesso em todos esses sentidos, inclusive no nome. Vamos saber um pouco mais sobre esse nome e ver uma deliciosa receita desse prato.
[Um caldo de kenga depois de preparado: que coisa linda! Imagem: Nestlé | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Como preparar uma focaccia tradicional?
» Empadão de frango (ou será de kenga?)
» Ideias de comidinha para festas infantis
A ORIGEM DO NOME
Não, esse prato não é aquela água que sobra do banho na casa das pessoas-da-vida. A resposta para o curioso nome pode ser obtida em Sergipe, estado onde esse prato é popular. De acordo com o portal do governo estadual sergipano, o caldo de kenga é assim chamado porque kenga seria outro nome para frango ou franga, galo ou galinha, e esse caldo leva carne dessa ave na receita.
Além de carne de frango, o caldo recebe charque e possui macaxeira. Ele pode ser apreciado em vários locais, como o Arraiá do Povo e a Vila do Forró.
Também segundo notícia do portal do governo sergipano, o caldo de kenga está na boca-do-povo. Elis Gomes, um vendedor desse prato numa banca de sopas, diz que "A kenga chama, atrai e aí os outros caldos pegam carona. O segredo da receita é o amor. A kenga se dedica, recebe atenção e é bem tratada. Se a kenga não for boa, é rapariga”. É a sabedoria do vendedor popular, que brinca com seu carro-chefe, seu ganha-pão.
CONFIRA UMA RECEITA
Se você ficou curioso e quer experimentar do caldo dessa kenga, não vá ficar com vontade! Trouxemos para você uma receita da Nestlé para você fazer no conforto da sua casa, confira:
Ingredientes
× 500 g de peito de frango.
× 500 g de mandioca.
× 250 g de mandioquinha.
× 150 g de cenoura.
× 2 cebolas.
× 2 sticks de MAGGI® Meu Segredo 7 Vegetais.
× 1,5 L de água
× 150 g de bacon.
× 1 cebola.
× 5 dentes de alho.
× 1 lata de milho verde em conserva.
× 2 colheres (sopa) de cheiro-verde.
Modo de Preparo
Descasque a mandioca, a cenoura e a mandioquinha. Corte uma cebola em pedaços grandes. Pique o bacon, o cheiro-verde e a outra cebola. Amasse os dentes de alho.
Numa panela de pressão, coloque os ingredientes, exceto o bacon, uma cebola, alho, Maggi Meu Segredo, milho e cheiro-verde. A água deve cobrir tudo e, caso não cubra, adicione mais conforme o tamanho da panela.
Tampe e leve ao fogo alto. Assim que pegar pressão, reduza o fogo e deixe cozinhar por vinte e cinco minutos. Após, desligue o fogo e deixe que baixe a pressão para após retirar a mandioca e o frango.
Pegue a mandioca para tirar os fiapos centrais. Coloque-a novamente na panela de pressão e bata tudo com um mixer. Se você não tiver, bata em partes no liquidificador até obter um creme homogêneo. Reserve.
O frango, que não voltou para a panela de pressão, deve ser desfiado. Reserve também.
Numa panela, em fogo baixo, frite o bacon na própria gordura. Quando dourar, separe uma metade. A que ficou na panela deve receber cebola picada e alho. Refogue por dois minutos.
Nessa panela com bacon e o refogado, junte o frango desfiado, milho e Maggi Meu Segredo. Refogue por mais três minutos.
Nisso, misture o bacon reservado, o refogado e o creme, aquecendo tudo junto. Se ficar grosso, coloque um pouco mais de água quente.
Falando em calor, com o caldo bem quente, adicione o cheiro-verde e sirva. Viu como é fácil ter seu caldo de kenga?
Tempo e rendimento
Rende dez porções de caldo. O tempo de preparo é de cerca de 40 min.
MAIS UMA DELICIOSA RECEITA PARA VOCÊ?
Quem sabe no café da manhã seguinte você não escolhe ter um delicioso pão de batata-doce?! Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você aprende como fazer:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!