Saúde
O retinoblastoma é uma séria doença que afeta a visão de crianças com até cinco anos, em geral. O diagnóstico precoce é muito importante. Que tal saber mais e espalhar conhecimento?
[Atente para a visão dos seus pequenos. Imagem: Ali Meddah / Pexels | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
O QUE É O RETINOBLASTOMA?
Retinoblastoma é um tumor maligno que se desenvolve na retina (no interior dos olhos). Ele acomete muito os bebês e em 90 % dos casos, aproximadamente, eles são descobertos antes dos cinco anos.
O retinoblastoma pode se apresentar em um olho (unilateral) ou nos dois (bilateral). Segundo o GRAACC, 60 % dos casos são unilaterais e o restante de bilaterais.
O diagnóstico precoce e tratamento em centros especializados garante até 90 % de cura. Pode haver até a preservação da visão da criança. Em contraponto, diagnóstico tardio pode não permitir reverter situações como a cegueira e até a morte.
A CAMPANHA DE TIAGO LEIFERT E DAIANA GARBIN
A jornalista Daiana Garbin e seu esposo, o apresentador Tiago Leifert, lançaram uma campanha chamada "De olho nos olhinhos", depois de ser diagnosticada a filha do casal com a doença, aos onze meses de idade.
No começo, foi um choque para eles. A saída antecipada do apresentador do programa The Voice ocorreu, inclusive, em função desse delicado período familiar.
Na campanha, criada em janeiro de 2022, eles ressaltam a importância de consultar um oftalmologista anualmente, a começar pelo primeiro ano de vida. No caso da Lua, filha de Tiago e Daiana, os médicos do GRAACC ficaram responsáveis pelo tratamento.
Você pode conferir um recado dos dois a seguir:
[Tiago e Diana na campanha. Vídeo postado por usuário do Youtube]
DOS SINAIS À AJUDA MÉDICA
Como mencionado, quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores as chances de cura e de manter a visão. No caso de Tiago Leifert, ele e a esposa Daiana notaram sinais estranhos no olho, e esse é sim um sinal de alerta.
Os principais sinais e sintomas são estes:
× Reflexo branco, conhecido como olho-de-gato, que pode ser na pupila e recebe também o nome de leucocoria.
× Estrabismo, conhecido como 'criança vesguinha' no vocabulário popular.
Além disso, há sintomas secundários, menos comuns:
× Redução da visão.
× Movimentos irregulares dos olhos.
× Dores nos olhos.
× Vermelhidão na região branca dos olhos.
× Cores diferentes em cada uma das íris.
Vendo os sinais, é preciso buscar ajuda médica. Na rede pública, o atendimento pode iniciar pelo pediatra da Unidade Básica de Saúde e após ser feito o encaminhamento ao oftalmologista. Em alguns municípios, a consulta pode ser direta. No estágio seguinte, vem o atendimento hospitalar para tratamento do retinoblastoma.
FALAMOS SOBRE OLHOS, MAS QUE PARTES SÃO ESSAS?
O olho por si só é uma estrutura complexa e cheia de elementos, sendo fascinante. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, relembre nosso post sobre as partes do olho:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!