Que tal ir para Aracaju?

 Viagem

 

Aracaju é a capital do estado do Sergipe e é uma das lindas cidades que fazem parte do litoral nordestino e brasileiro. Dona de um clima quente, várias áreas arborizadas, opções de turismo para foliões e pessoas mais calminhas, figura como um ótimo destino para visitar nas férias.

 

Que tal conhecer mais sobre esse lugar encantador? Siga na leitura e descubra mais e mais!

 

Todos amam Aracaju

[Símbolos da cidade, os arcos de Aracaju. Imagem: O Blog do Mestre]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Que tal conhecer Gramado e Canela?

 

» As estátuas de Jesus pelo mundo

 

» O que encontrar em Brasília?

 

AS CAPITAIS DE SERGIPE

 

Ao longo da história, nem sempre Aracaju foi a capital estadual. Ao conversar com a população, principalmente pessoas que tenham ligação com a cidade de São Cristóvão, é possível perceber um sentimento como se a troca houvesse ocorrido ontem. 

 

Apesar disso, faz algum tempo. A resposta de quando e como pode ser encontrada no Museu da Gente Sergipana, do qual falaremos a seguir, neste texto.

 

PARECE VERBO

 

A sigla de Sergipe é "SE". Alguns itens para vender a turistas ou textos escrevem ARACAJU-SE.

 

Essa escrita fica curiosa porque parece verbo e pronome. Na verdade, não deixa de ser, pois estar na cidade é considerado como uma baita experiência, então aracaju-se você também!

 

AMANHECER E ANOITECER

 

A depender de onde você morar no Brasil, ao viajar para Aracaju, irá notar a diferença quanto aos horários de amanhecer e anoitecer. Isso se dá porque a capital sergipana está mais a leste do que outras cidades brasileiras.

 

Geralmente tanto o amanhecer como o anoitecer ocorrem cedo. Às seis horas já é claro e em torno das dezessete já anoitece.

 

Ao planejar alguns passeios, como praia ou mercado público, saber desses horários ajuda a se planejar. Você pode ir cedinho à praia caso tenha compromissos em viagem a trabalho e ainda dá tempo.

 

CALOR PARA NÃO ESQUECER, MAS CHOVE!

 

Sim, como você sempre espera ao ir para o Nordeste do Brasil, realmente o calor é inesquecível. Isso não significa que é impossível de chover durante a estadia: pode acontecer, mas ser passageiro.

 

ORLA DE ATALAIA

 

Muita beleza num local só: a orla de Atalaia encanta!

[A linda e encantadora Orla de Atalaia. Imagem: Celi Hotel | Reprodução]


 

Atalaia é um dos bairros da Zona Sul de Aracaju. Suas origens eram de uma vila de pescadores, que hoje assumiu uma vocação mais intensa como bairro turístico. Só de orla são 6 km com muitas atrações.

 

 

CURSOS D'ÁGUA E ARBORIZAÇÃO URBANA

 

Na cidade de Aracaju como um todo, alguns símbolos de cidade de praia no Brasil estão bem presentes, como as palmeiras e as castanheiras-da-praia. Esse visual acolhe e cria aquele clima encantador de férias.

 

Verde fica lado à lado da cidade

[Vários pontos arborizados em Aracaju. Imagem: O Blog do Mestre]

 

O Rio Sergipe é rodeado por Aracaju. No entorno dele, a cidade possui uma bela mancha verde de arborização urbana.

 

ARCOS DA ORLA DE ATALAIA

 

Sabe aquele lugar onde se você não for e tirar sua foto, não foi?! Um desses lugares é ir aos arcos da orla de Atalaia.

 

Sendo mais preciso, são pórticos com topo circular, feitos em concreto armado e revestidos com pastilha cerâmica. Na frente deles, um divertido e igualmente instagramável "EUARACAJU".

 

Ao final da tarde é melhor de fotografar. De manhã, o Sol pega muito no rosto e é muito quente: as fotos podem não ficarem as melhores.

 

PROJETO TAMAR

 

Em Aracaju, o Projeto Tamar possui um oceanário. É uma construção temática, que vista em planta lembra uma tartaruga. O objetivo, naquele local, é divulgar o projeto, havendo outras unidades destinadas à conservação das tartarugas em Sergipe.

 

Tartaruga até dos céus

[Vista superior da sede do projeto Tamar. Imagem: Projeto Tamar | Reprodução]


 

O acesso é por ingresso, com preços acessíveis. Escolas e outros grupos podem combinar para visitação.

 

IBIS BUDGET HOTEL

 

O hotel Ibis Budget é uma opção acessível e muito perto da orla de Atalaia. Além de ter vista para a praia, possui uma piscina e academia. 

 

Importante observar que itens são ou não inclusos na diária. Café da manhã pode ser pago separadamente. Os clientes podem deixar seus cartões no hotel para irem à praia sem preocupações.

 

HOTEL SESC ATALAIA

 

É um dos hotéis na orla da praia. Dispõe de piscina e instalações para receber eventos (auditório). A arquitetura externa lembra a praia com suas ondas.

 

Internamente, o restaurante é mais alto do que o hall de entrada. Apesar disso, o hotel dispõe de elevador e elementos de acessibilidade.

 

LARGO DA GENTE SERGIPANA

 

Na orla do Rio Sergipe, o Largo da Gente Sergipana traz vários símbolos do povo sergipano:

 

× Parafuso.

× Cacumbi.

× Bacamarteiro.

× Lambe-sujo e Caboclinho.

× Barco-de-fogo.

× Reisado.

× Taieira.

× São Gonçalo.

 

Cada símbolo, além de sua estátua, possui uma placa descritiva com seu significado e história, com um QR code para conteúdo interativo e recurso de acessibilidade em Braille.

 

Os símbolos locais do largo da gente sergipana

[Vista do Largo da Gente Sergipana. Imagem: O Blog do Mestre]

 

No largo há alguns bancos para descansar. Um vendedor no local garante aquela água de coco e um escritor vende seus cordéis caracterizado com trajes típicos nordestinos.

 

RIOMAR SHOPPING

 

O RioMar Shopping é uma atração mais afastada da orla oceânica, ficando ao lado da via que é paralela ao Rio Sergipe. Ele foi inaugurado em 1989, tendo sua última expansão e modernização no ano de 2017.

 

O RioMar Shopping conta com cinema da rede Cinemark e nove lojas âncora de um total de duzentas e trinta e três. São mais de duas mil vagas de estacionamento.

 

PRÉ-CAJU

 

Para quem gosta de festas com cara de esquenta para o carnaval, o Pré-Caju é uma boa pedida. Em novembro, são três dias de atrações com nomes consagrados nacionalmente como Ivete Sangalo e Cláudia Leitte e artistas locais.

 

Motoristas de Táxi e Uber costumam divulgar a festa entre os turistas. Eles mesmos fazem questão de ressaltar dos esquemas de segurança da festa, assim como redes de TV locais, como a TV Sergipe.

 

MUSEU DA GENTE SERGIPANA GOVERNADOR MARCELO DÉDA

 

Entender um local é entender sua história e sua gente. Nada melhor do que visitar o Museu da Gente Sergipana para entender melhor de tudo isso. O museu fica às margens da via paralela ao Rio Sergipe (Avenida Ivo do Prado), próximo ao largo da Gente Sergipana e a sede do Instituto Banese. Junto do museu existem um café e uma loja de lembrancinhas.

 

Vista da rua do museu

[Museu da Gente Sergipana. Imagem: O Blog do Mestre]


 

O local do museu é histórico. Era o ateneu sergipano, uma renomada escola local. Para virar museu, o prédio se tornou um misto entre tradição e modernidade, sendo uma construção mista entre o preservado e o inovador.

 

Grupos de estudantes ou de turistas e outros conjuntos de visitantes precisam agendar a entrada pelo site. Demais visitantes podem chegar e se apresentarem na portaria. O horário de visitação é das 10:00 às 15:00.

 

Você pode encontrar nesse museu:

 

× Um pináculo (ponto mais alto) que era da edificação original, bem como uma maquete da versão atual.

× Exposições de pinturas.

× Um mapa de Sergipe no pátio central.

× Como se fazem os bonecos de Mamulengo de Cheiroso.

× Arte dos repentistas.

× Literatura de Cordel.

× Vocabulário sergipano.

× Fauna, flora e Geografia.

× Pratos locais (experiências sobre).

× Midiateca com um quadro da linha do tempo estadual.

× Primeiros elementos da economia local.

 

Há muitas coisas legais para ver e entender mais sobre essa terra tão linda, não se limitando à lista acima. Vale a pena conhecer e o melhor: é de graça!

 

 

MEMORIAL DE SERGIPE

 

Outro museu muito legal de visitar é o Memorial de Sergipe. Ele funcionava em outro local, mas em novembro de 2023 veio para a Orla de Atalaia.

 

Vista externa do Memorial de Sergipe, na orla de Atalaia

[Memorial de Sergipe visto à noite. Imagem: O Blog do Mestre]


 

O público pode visitar de terça a sábado, 10:00 às 16:00, ou domingos, 10:00 às 13:00. É preciso agendar previamente a visita.

 

KARTÓDROMO EMERSON FITTIPALDI

 

O kartódromo Emerson Fittipaldi é uma ótima opção de lazer perto da praia. Trata-se de uma das atrações da orla, havendo a possibilidade de correr de tarde (domingos) e à noite nos demais dias da semana, em baterias com múltiplos participantes. É preciso agendar previamente.

 

PITÚ COM PIRÃO DA ELIANE

 

Uma ótima opção para fazer seu almoço é o restaurante Pitú com Pirão da Eliane. Não só no nome do restaurante, mas o pirão oferecido é especial. Se você gostar de pimentas intensas, pode receber aquela panelinha a mais para incrementar o prato.

 

LAGUNA BAR E RESTAURANTE

 

No Laguna Bar e Restaurante, assim como outros estabelecimentos da orla, você pode ter a experiência de descobrir como comer um caranguejo, um delicioso pastel de camarão, dentre outros pratos com frutos do mar. É um ambiente mais descontraído.

 

REPÚBLICA DO CAMARÃO

 

É um restaurante mais formal, com um ambiente fechado e climatizado. Os pratos são servidos rapidamente e com muito sabor, ao som de música de piano ao vivo. Alguns painéis de propaganda local (similares aos vistos em lotéricas) funcionam nas TVs.

 

FEIRA DO TURISTA

 

Uma das duas entradas da Feira do Turista

[Entrada da Feira do Turista na Orla do Atalaia. Imagem: Melhores Destinos | Reprodução]


 

Na feira do turista, vários estabelecimentos populares funcionam, incluindo pequenos bares e restaurantes, banda de forró ao vivo tocando, lojinhas de roupas e de brinquedos, de semijoias, de lembrancinhas (azulejos, canecas personalizadas, ímãs, etc.), de quitutes (castanha caramelizada, doce de caju, doce de mangaba, frutas secas, etc.), de cachaças artesanais, dentre outras.

 

Na entrada, existe aquele espaço instagramável com Lampião e Maria Bonita. Um artista de estátua humana brinca com os visitantes e também faz parte das fotos divertidas por lá.

 

CORDEL

 

Cordel é um elemento da cultura nordestina bem destacado (quer saber mais, leia ou releia nosso post sobre cordel). No Museu da Gente Sergipana, você pode ver numa lista de cordéis um que deseje ler e gravar um vídeo seu lendo o cordel.

 

No largo da Gente Sergipana, o escritor Felippo Gaglianone Neto apresenta sua arte no cordel aos visitantes. Há cordéis em papel com mais de um preço e estórias de aventura, fantasia - como "Piratas de Pindorama" - mais sérias ou até infantis - como "As peripécias de Gustavo Mariposa".

 

AEROPORTO DE ARACAJU

 

O Aeroporto de Aracaju, ou Aeroporto Internacional Santa Maria, fica a 12 km do centro, a 15 km da rodoviária e a 8 km do centro de convenções. Atualmente, ele é concedido à iniciativa privada.

 

Ele foi inaugurado em 1858. A cerimônia contou com o então presidente Juscelino Kubitschek. Antes, pequenos pousos com hidroaviões ocorriam no Rio Sergipe.

 

Além dos voos de aviões a jato, atende helicópteros que transportam os funcionários para as plataformas de petróleo de Sergipe e de Alagoas. Na orla de Aracaju, é possível visualizar uma plataforma de petróleo.

 

O aeroporto em si é perto da orla de Atalaia. Dos hotéis de lá, também pode ser visto nos quartos voltados ao lado oposto da orla.

 

 

ESCULTURA DO CARANGUEJO

 

Carangejo gigante!

[Escultura do Caranguejo. Imagem: Toptur | Reprodução]


 

Servido em vários restaurantes da orla, o caranguejo também aparece gigante numa escultura, inaugurada em julho de 2014. A localização é bem na entrada da passarela do caranguejo, o principal corredor gastronômico de Aracaju.

 

Esse caranguejão tem 7 m de comprimento, 2,3 m de altura. Foi feito pelo artesão sergipano Ary Marques Tavares com fibra de vidro e tinta automotiva.

 

ESTÁTUAS DO MONUMENTO AOS FORMADORES DE NACIONALIDADE

 

Vários símbolos nacionais

[Os formadores de nacionalidade. Imagem: O Blog do Mestre]


 

Essas estátuas são mais antigas do que a escultura do caranguejo. A inauguração foi no ano de 2006, após a concepção e produção do artista plástico Leo Santana.

 

São retratados:

 

× Tiradentes.

× Dom Pedro II.

× Getúlio Vargas.

× Juscelino Kubitschek.

× Barão do Rio Branco.

× José Bonifácio de Andrada e Silva.

× Princesa Izabel.

 

Há um aviso de que não se deve encostar nas estátuas. Caso queira tirar fotos, o turista pode chegar perto, mas sem tocar.

 

SORVETERIA MONIERY ATALAIA

 

Essa é uma tradicional sorveteria na orla de Atalaia, que vale a pena conhecer. Ela funciona desde o ano de 1987.

 

A estrutura da sorveteria é bem divertida e alegre, com cores vivas e convidativas. No salão principal, várias opções de açaí e de sorvetes. Para sorvetes, é possível ver quais são base água, leite ou diet.

 

Há sabores bem tradicionais e outros bem diferentes, como de tamarindo por exemplo. Para cobertura e complemento, é possível colocar amendoim, gomas, uma calda de morango que é fantástica e até uma ganache de doce de leite.

 

SEDE DA ARACAJU TURISMO

 

Além dos destinos oferecidos, claro, a própria sede da Aracaju Turismo é uma atração por si só. Ela traz um pouco dos elementos locais na sua estrutura.

 

A parte principal do escritório é em formato cilíndrico, com a representação de um chapéu típico nordestino como telhado. Ao lado, uma pequena vilinha em miniatura, como se fosse uma cidadezinha do interior, com duas casinhas e uma capela.

 

Dentro e fora da vilinha fictícia, os turistas podem entrar e tirarem fotos à vontade, desde que não seja retirado ou mexido em qualquer objeto de decoração do local.

 

MAIS PARA O CENTRO DO BRASIL

 

Alguns destinos são ótimos para o verão. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, apresentamos mais um deles, para você que está mais perto ou quer conhecer ótimos destinos no coração do Brasil:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Conheça a ilha do Bananal

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário