Tecnologia
Um hacker não é apenas um aficionado em tecnologia, mas alguém que pode desafiar barreiras e quebrar a segurança de algo. Geralmente visto como algo pejorativo, o hacker também pode ser quem testa limites de segurança, sendo contratado (inclusive por bancos) para melhorá-la a partir do diagnóstico de falhas.
Existem diferentes tipos de hackers e jargões nesse mundo. Vamos entender melhor, com informações da Revista Superinteressante e Olhar Digital.
[O mundo do Hacker em duas telas. Imagem: Anete Lusina / Pexels | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» O pai dos sistemas operacionais
» Curiosidades sobre os cartões de crédito
DEEP WEB
Seria a internet profunda, não catalogável pelo Google. Ela inclui usos legais, como mensagens de e-mail e conteúdos restritos por senha, e conteúdos ilegais (a chamada dark web) onde ocorrem crimes.
WHITE HAT
É um hacker ético, que busca falhas em sistemas sem infringir a Lei. Ele(a) pode ter motivação por curiosidade ou ser contratado(a) para isso.
GRAY HAT
Já é uma fronteira para o outro lado da força. Pode invadir sistemas, mesmo sem autorização, o que é ilegal. Apesar disso, não obtém vantagem financeira disso, ou faz vandalismo, roubo ou fraude.
BLACK HAT
Totalmente do outro lado da força. Não apenas invade sistemas, mas pratica ilegalidades também com roubar e destruir. Pode ser chamado(a) de cracker.
BACKDOOR
Seria uma vulnerabilidade de sistema implantada em um software para permitir espionagem com diversas finalidades, como governamentais. Hackers podem descobrir isso e usarem de outra forma.
NEWBIE
É um hacker que está começando, um aprendiz.
SCRIPT KIDDIE
É um cracker inexperiente. Não é ele quem produz os scripts que usa para os golpes, e está mesmo interessado em obter ganhos materiais ou fama.
PHREAKER
É um hacker com foco em telecomunicações.
DDOS
Os ataques do tipo DDoS não buscam o roubo de dados ou outros crimes. O objetivo é deixar algum servidor sobrecarregado a ponto de não funcionar aquele serviço. Isso pode acontecer com Apps de mensagens, como o Telegram.
JAILBREAK
Seria a quebra de restrições a funções de aplicativos, ou mesmo a aplicativos que originalmente não funcionariam naquele dispositivo. Um exemplo de jailbreak são aplicativos executados e que não vieram da AppStore em iPhones e iPads, algo que o iOS restringe.
ENGENHARIA SOCIAL
Falando de um mundo hacker e de golpes, existe a chamada Engenharia Social. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende melhor o que é isso:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!