O que é a baunilha? De onde ela vem?

 Alimentos

 

Vários alimentos, como doces, bolos e sobremesas possuem o sabor de baunilha. Apesar de famoso e até mesmo popular, você já viu alguma baunilha na feira? Ou no supermercado?

 

Não mesmo. A essência de baunilha é extraída das vagens de baunilha, que têm 3 cm de espessura e cerca de 20 cm de comprimento. Antes da extração, essas vagens curam por dois meses, numa cura delicada, o que influi no custo, que pode ser elevado.

 

Vamos entender melhor como tudo isso funciona? Explicaremos tudo a seguir.

 

Favas desidratadas têm aquele saborzinho característico

[Flor e fava de baunilha já desidratada. Imagem: Empório Xingu | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Confira dicas para seu café gelado

 

» Veja uma receita de papo-de-anjo

 

» Entenda do que é feito o isomalte e para que serve

 

DE ONDE VEM A BAUNILHA?

 

Conforme adiantamos, a baunilha é uma especiaria que vem de vagens. Essas vagens são de orquídeas do gênero Vanilla, mais usualmente Vanilla planifolia, que das quatro melhores espécies, é a que mais produz vanilina.

 

No plantio, são fixadas estacas de 40 cm a 1 m, pois são plantas trepadeiras. Alguns nós são enterrados no solo e irão arraigar entre um mês a um mês e meio. Alguns anos são necessários para produzir e é preciso abrigar a planta do Sol, que apesar de gostar de calor, não tolera bem incidência solar direta.

 

A baunilha foi descoberta pelos europeus no México, no século XVI. Ela se popularizou na Europa, mas não se adaptou bem por lá, visto que precisa de temperaturas superiores a 21°C e bom índice de chuvas, característicos de climas tropicais. No México, a polinização era natural, feita por abelhas, o que impedia escalar a produção. Esse entrave durou até o século XIX.

 

Atualmente, o maior produtor mundial de baunilha é Madagascar, na África. Essa é uma posição ameaçada, pela produção desorganizada e alto preço. No Brasil é produzida em pequena quantidade em algumas partes do Norte e Nordeste.

 

De seis a nove meses depois de polinizar, surgem vagens verdes, sem gosto agradável. Depois disso, ainda é preciso secar a baunilha para que ganhe sabor, desidratando-a ao sol ou em fornos.

 

POLINIZAÇÃO MANUAL

 

No México, a polinização era feita por abelhas, mas em outras partes do mundo não havia polinizadores naturais. Foi diante desse problema que um menino escravizado nas Ilhas Réunion, costa leste africana, desenvolveu uma técnica de polinização manual, usada até hoje.

 

Por meio de um palito de bambu ou fósforo, o rostelo é afastado e são unidas as partes masculina e feminina da planta. Isso preciso ser feito logo depois de as flores abrirem, pois flores não polinizadas rapidamente caem.

 

A ESSÊNCIA E O EXTRATO DE BAUNILHA

 

Essência de baunilha é um composto sintetizado de outras plantas (geralmente árvores madeireiras) e que contém vanilina. Essa vanilina é que dá sabor à baunilha verdadeira e se realça na fermentação durante a secagem.

 

Extrato de baunilha, por sua vez, é uma conserva de três favas para uma garrafa de vodka. A fermentação ocorre na presença da bebida e o extrato pode ser renovado com mais bebida, podendo ser feito em casa.

 

PRODUTOS SIMILARES

 

Vimos duas formas de obter vanilina, algo que dá a cara de baunilha aos alimentos e é uma das cento e setenta substâncias do óleo de baunilha verdadeiro. Existem outras formas, de modo que apenas 1 % do que se diz ser de baunilha usa o legume verdadeiro, que é extremamente caro.

 

O sabor pouco difere do natural. Apesar disso, quando se comparou o gosto popular entre real e sintético, a baunilha natural sempre levou vantagem.

 

USOS QUE AGRADAM

 

Além da culinária, o aroma de baunilha também é usado em perfumes. Na alimentação, o uso da vagem natural ou essências de vanilina vai depender da necessidade de destacar esse sabor. Receitas como sorvetes artesanais e crème pâtissière francês demandam baunilha verdadeira e aquecem o mercado.

 

FALANDO EM PLANTAS DIFERENTES, CONHEÇA O BACURI

 

A baunilha é cultivada no Brasil, mas não é originária daqui. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descubra ou redescubra o bacuri, que pode ser encontrado em terras brasileiras:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Você sabe o que é o bacuri?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário