O Cordão de girassol se torna símbolo nacional das deficiências ocultas

 Ciência & Saúde

 

Em 2023, o cordão de girassol se tornou o símbolo nacional das deficiências ocultas. Isso aconteceu por meio de aprovação de uma Lei Federal. Vamos entender melhor o que são as deficiências ocultas e como surgiu esse símbolo?

 

Uma pessoa com o cordão que indica as hidden disabilities

[Pessoa com cordão de girassol. Imagem: VIDA & Ação | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Entenda o que é alopecia

 

» O que são os ossos-de-vidro?

 

» A técnica do plasma de convalescente

 

O CAMINHO DO PROJETO DE LEI

 

A Lei partiu do Projeto de Lei PL 5.486/2020, apresentado pelo deputado Capitão Alberto Neto e relatado pelo Senador Flávio Arns. O PL foi aprovado em 15 de junho de 2023. 

 

Mais tarde, seria sancionada a Lei 14.624/2023, partindo desse PL, e que institui a fita com desenhos de girassóis como símbolo. A publicação foi no Diário Oficial da União (DOU) em 17 de julho de 2023.

 

COMO SE CHEGOU A ESSE SÍMBOLO?

 

Não é um símbolo criado no Brasil, mas algo mundialmente aceito e que vinha se disseminando no mundo. No Brasil, alguns locais em específico possuíam Leis próprias que instituíam o cordão, antes de a Lei Federal ser aprovada.

 

A ideia do símbolo foi da equipe de acessibilidade do aeroporto de Gatwick, Reino Unido. De 2016 para cá, o símbolo se espalhou.

 

A escolha do girassol, segundo os idealizadores, busca inspirar felicidade e positividade. Também houve a busca por refletir a confiança, crescimento e força de quem possui as deficiências ocultas.

 

Para autistas, costuma ser adotado um cordão misto. Além do desenho com os girassóis e fundo verde, uma parte do cordão guarda o símbolo do autismo, com o quebra-cabeças colorido.

 

Os cordões podem ser comprados de diversos vendedores pelo mundo. Existe, também, uma versão oficial do cordão que é comercializada pela Hidden Disabilities Sunflower, do Reino Unido. Essa comercialização ocorre por organizações de caridade. Também existe a possibilidade de doação.

 

O QUE SÃO DEFICIÊNCIAS OCULTAS?

 

Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) de 2022, são mais de dezoito milhões de brasileiros com ou mais de dois anos de idade que têm alguma deficiência. No mundo, esse valor totaliza cerca de um bilhão e trezentos milhões de pessoas.

 

Dessas deficiências, algumas são ocultas, ou seja, aquelas que não podem ser percebidas de imediato, como surdez, transtorno do espectro autista, deficiências cognitivas, dentre outras. Deficiências ocultas podem ser temporárias ou permanentes, e serem vivenciadas de forma diferente pelas pessoas. Há casos de pessoas sem sintomas, assim como aquelas que são muito afetadas com a deficiência.

 

A deficiência oculta pode ser física, visual, auditiva ou neurológica. Isso pode incluir transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, dificuldades de aprendizagem, dentre outras. Incluem-se, também, doenças crônicas como asma, diabetes, distúrbios do sono, dentre outras.

 

QUAL A OBRIGATORIEDADE DE USAR? VALE COMO DOCUMENTO?

 

O cordão de girassol foi definido como símbolo por Lei. Ao mesmo tempo, foi posto como um recurso opcional, isto é, se você considerar importante o uso, pode, mas não é obrigado.

 

É um recurso a mais. Não é dispensado apresentar documentos comprobatórios da deficiência se isso for solicitado.

 

POR QUE É BOM PARA AS OUTRAS PESSOAS?

 

Quando falamos em deficiência oculta, quem tem sabe, mas o outro não vê, e pode ser difícil saber. Isso protege as outras pessoas também de terem atitudes erradas no trato com o público, mesmo sem querer.

 

Ao ver o cordão, o atendente sabe que precisa ter uma postura diferente. Claro que são muitas deficiências abrangidas, mas existe um alerta sobre a necessidade de saber mais e atender corretamente.

 

OS HÁBITOS HUMANOS E O REFLEXO NELES MESMOS

 

Mudando de assunto, a vida moderna é baseada no plástico. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, entenda o reflexo disso na saúde dos próprios seres humanos:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Microplásticos e nanoplásticos nos seres vivos - uma consequência dos nossos hábitos

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário