O que fez Neusa Maria Faro?

 Biografias

 

Neusa Maria Faro foi uma grande atriz e dubladora brasileira. Infelizmente, ela nos deixou no ano de 2023, deixando um grande legado na arte. Vamos conhecer um pouco da vida e obra dela?

 


Neusa Maria Faro abrindo um sorriso
[Neusa Maria Faro. Imagem: O Fuxico | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» A vida e obra de Romero Britto

 

» O que fez Maju Coutinho?

 

» A trajetória da atriz Paolla Oliveira

 

PRIMEIROS ANOS DA VIDA E CARREIRA

 

Neusa Maria Faro nasceu em 18 de fevereiro de 1945 em Sorocaba, São Paulo. Aos dezenove anos veio a decisão de ser atriz.

 

Com isso, Neusa foi morar em São Paulo, capital. Formou-se pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP).

 

NA TV

 

Neusa entrou na televisão por meio do teleteatro e participou do Telecurso. O Telecurso era um programa educacional para apoio à Educação de Jovens e Adultos, e que era transmitido nas madrugadas da TV Globo, até a estreia do jornal Hora Um da Notícia e as mudanças na programação da madrugada.

 

O primeiro papel em novelas foi como Dira em A Idade da Loba (1995), uma coprodução entre Band e RTP. Depois, fez Irmã Catarina (1996), na CNT. Migrou para a Record em 1997, onde atuou em Direito de Vencer (1997). 

 

No SBT, Neusa Maria esteve em Chiquititas (1997), Fascinação (1998), Amor e Ódio (2001), Pequena Travessa (2002) e Seus Olhos (2004). Já na TV Globo, além de aparecer no Telecurso, houve uma participação em Torre de Babel (1998).

 

Depois, Neusa interpretou Divina Santini em "Alma Gêmea", onde contracenou com Fúlvio Stefafini e Nicette Bruno. O bordão "Osvaldo, não fale assim com a mamãe" dito pelo "Meu Repolho" estava na veia cômica desse núcleo da novela.

 

Ela também participou (na TV Globo) do remake de O Profeta, Caras & Bocas, Cama de Gato, Morde & Assopra, o remake de Gabriela e Amor à Vida. Seu último trabalho foi em Êta, Mundo Bom!, exibida em 2016 e já reexibida no Vale a Pena Ver de Novo.

 

NO CINEMA E TEATRO

 

No teatro é que começou a carreira. A primeira peça foi As Feiticeiras de Salém (1975). Ela também atuou em As Trapaças de Satanás (1980), O Homem do Princípio ao Fim (1981), O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (1983), Nostradamus (1986), Noviças Rebeldes (1988), Porca Miséria (1993), Às Favas com os Escrúpulos (2007), A Toca do Coelho (2014) e Baixa Terapia (2017).

 

Neusa Faro participou da última peça de Jô Soares, intitulada "Gaslight - Uma Relação Tóxica". Esse foi um trabalho no ano passado, em 2022.

 

No cinema, por sua vez, Neusa interpretou  Maria em "O Segredo de Davi" (2018). Sua interpretação rendeu o prêmio de melhor atriz no Los Angeles Brazilian Film Festival. Ela atuou também nos curtas-metragens A Inútil Morte de S. Lira (1989), A Idade sem Razão (1990), Quase Tudo (1990), Helena (1993), Sete Minutos (2003) e 5 Mentiras (2006).

 

COMO DUBLADORA

 

Alguns artistas que atuam como atores também fazem dublagens, pois existem elementos de interpretação e linguagem que também são fortes nesse ofício. Como exemplos, Isaac Bardavid e Neusa Maria Faro.

 

Neusa fazia parte da Álamo. Nos anos 1980, dublou personagens infantis de filmes e animes. Ela deu voz a Apple no desenho Zillion (1987), Kilmaza em Jaspion (1985-1986) e diversos personagens no Changeman (1988), que foram transmitidos na extinta TV Manchete.

 

OS ÚLTIMOS ANOS DE NEUSA

 

Neusa faleceu com setenta e oito anos, em 7 de julho de 2023. Ela teve complicações decorrentes da trombose.

 

O QUE É A TROMBOSE?

 

Foi a trombose que levou Neusa para outra morada. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, entenda bem o que é essa e como são outras doenças cardiovasculares:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 As principais doenças cardiovasculares

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário