A cruz de Lorena

Religião

 

As cruzes de quatro braços possuem significados especiais dentro das tradições religiosas católicas. Dentre elas, existem a Cruz Patriarcal, a Cruz de Caravaca e a Cruz de Lorena. Vamos entender melhor o que elas significam?

 

A imponente Cruz de Lorena
[Uma das várias versões da cruz de Lorena em tamanho grande. Imagem: Guillaume Bonzoms | Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Amor à maneira de Deus

 

» Entendendo a passagem de Jesus

 

» Visões diferentes entre igrejas: celibato e uso de símbolos

 

NO COMEÇO DO CRISTIANISMO

 

Lá no começo do Cristianismo, da Igreja Católica, São Pedro, São Paulo e apóstolos desenhavam a cruz no chão durante a evangelização. Havia, no desenho, dois braços menores, que eram uma simplificação da placa INRI (a que dizia "Jesus Cristo Rei dos Judeus", que havia sido pregada satirizando Jesus no momento da crucificação).

 

O desenho era feito no chão não por acaso. A ideia era poder apagar caso surgisse algum romano, visto que o catolicismo era proibido.

 

As cruzes Patriarcal, de Caravaca e Lorena são criações com base na cruz de quatro braços lá das primeiras épocas da Religião. A Cruz Missioneira trouxe traços desses símbolos.

 

A CRUZ PATRIARCAL

 

Foi muito utilizada por bispos e príncipes da Igreja Cristã antiga. Ela passou a incorporar aquele segundo traço da representação na areia nas reproduções da cruz.

 

A CRUZ DE CARAVACA

 

Similar às demais cruzes de quatro braços, é associada a uma região espanhola, Caravaca de La Cruz. Nessa região, teria ocorrido uma aparição milagrosa da cruz.

 

No século XIII, um rei mouro obrigou um sacerdote prisioneiro a celebrar uma missa. O sacerdote cedeu à pressão, mas lhe faltou a fala. Ele tentou explicar ao rei que a fala não vinha porque faltava a cruz.

 

Nisso, anjos teriam descrido do céu trazendo a cruz de Caravaca. Vendo o episódio, o rei mouro se converteu ao catolicismo.

 

Costuma-se dizer que ela possui um pedaço da cruz original de Jesus. A cruz de Caravaca seria um símbolo não apenas religioso, mas místico, representando poder e proteção divina.

 

A CRUZ DE LORENA

 

Essa cruz é símbolo conhecido na França. Ela aparece em brasões e escudos de guerra (cruz heráldica).

 

A cruz de Lorena é conhecida também como Cruz de Borgonha. Em francês, é chamada Croix de Lorraine.

 

Os Duques de Lorena usavam muito essa cruz como símbolo. Segundo eles, a cruz simbolizava serem duplamente cristãos: por serem príncipes de um estado cristão e como conquistadores de Jerusalém.

 

Na maçonaria, também há cruzes de Lorena como símbolo. Por lá, representa resistência e a honra da fé.

 

A EVANGELIZAÇÃO NAS MISSÕES JESUÍTICAS NO RIO GRANDE DO SUL: A CRUZ MISSIONEIRA

 

Os padres jesuítas, que eram espanhóis, trouxeram essas referências quando vieram para fundar as missões jesuíticas no Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul. Diante dessa ideia da cruz, veio a chamada Cruz Missioneira, inspirada nas variantes antes mencionadas neste post.

 

Vários dos padres jesuítas da Companhia de Jesus eram de Caravaca de La Cruz. Quando vieram, não apenas trouxeram a cruz missioneira ao Rio Grande do Sul, mas a espalharam como símbolo no Paraguai, Argentina e Uruguai.

 

A CRUZ DE LORENA NA MÚSICA GAÚCHA

 

Por ser uma das formas que originaram a cruz missioneira, a cruz de Lorena aparece na arte e cultura gaúchas. Alguns artistas chegaram a mencioná-la em suas canções, como:

 

Neto Fagundes e Estado das Coisas - Cruz de Lorena:

 

"Sagrada Cruz de Lorena

Dois braços de cada lado

És o estandarte sagrado

Da comunhão sem-fronteira"

 

Os Mirins - É nisto que eu boto fé

 

"Eu boto fé 

na velha cruz de Lorena

E nas auroras morenas, 

trazendo o fim dessas guerras

Também lo creio

 que um dia encontrarei

Aqueles que tanto amei 

e se bandearam da terra"

 

OUTRO SÍMBOLO RELIGIOSO: A ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR

 

Muito mais do que cartão postal carioca e brasileiro, o Cristo Redentor guarda muitas histórias. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você confere uma resenha sobre o livro de Rodrigo Alvarez, que conta algumas delas:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Sugestão de leitura: Redentor

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário