A pioneira missão "Juice" em Júpiter

Tecnologia

 

A missão "Juice" não é apenas um trocadilho para suco em língua inglesa. Essa sigla significa Jupiter Icy Moons Explorer, ou a Missão de exploração das luas geladas de Júpiter. 

 

Essa missão é carregada de significados e pioneirismo. Vamos saber mais?

 


Simulação gráfica da missão Juice da ESA.
[Daqui a alguns anos, a missão chegará mais perto de Júpiter. Imagem: European Space Agency | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como se define a resolução de uma câmera de satélite?

 

» Usando o ChatGPT da OpenAI: as informações dadas são confiáveis?

 

» O casamento de Buzz Aldrin

 

INEDITISMOS

 

A missão Juice foi promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA), sendo a primeira desse tipo que não partiu dos Estados Unidos (ou seja, da Nasa). Ela também será a primeira missão que irá orbitar uma lua de outro planeta. Conforme informações da Folha, foram investidos um bilhão e meio de euros na missão.

 

As sondas Galileo e Juno, da Nasa, chegaram a orbitar Júpiter. Apesar disso, não existem tantas informações sobre os satélites desse planeta, incluindo a possibilidade de vida, mesmo microbiana.

 

LANÇAMENTO E CHEGADA AO DESTINO

 

O lançamento ocorreu no dia 14 de abril desse ano, em Kourou, Guiana Francesa, encapsulando os equipamentos da missão no foguete Ariane.  Como as distâncias astronômicas não são pequenas, essa é uma viagem longa, com previsão de chegada apenas no ano de 2031, em dezembro.

 

Num primeiro estágio após o lançamento, houve a implantação de antenas, painéis solares e instrumentos. Após isso, irão ocorrer alguns sobrevoos na Terra e por Vênus para manobras de assistência gravitacional.

 

QUAIS LUAS SERÃO ORBITADAS?

 

Júpiter possui, pelas contas até então, noventa e duas luas. Serão orbitadas três em especial, chamadas de Europa, Calisto e Ganimedes.

 

Europa possui tamanho similar à Lua da Terra. A Lua Calisto é maior do que Mercúrio.

 

A Juice irá orbitar durante três anos e depois disso circundará Ganimedes. Essa lua, em especial, é a maior de Júpiter e também de todo o sistema solar. Também se destaca por ser coberta por uma crosta congelada.

 

MAIS LÁ ATRÁS, NA CORRIDA ESPACIAL

 

A Juice será muito simbólica na história da corrida espacial. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, trazemos outro nome icônico nessa história, que é “Sputnik”:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Sputnik, no passado e no futuro

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário