Literatura
"Mindset - a nova psicologia do Sucesso" é uma obra de Carol Dweck, PhD, professora de psicologia na universidade de Stanford. Esse nome, que pode ser traduzido como mentalidade para o português, é explorado pela autora ao longo do texto em suas duas formas: mindset fixo e mindset de crescimento.
Vamos entender mais sobre como a autora desenvolve esses conceitos no livro? Confira nossa resenha!
[Essa é a capa do livro de Dweck na sua versão em português, trazendo um cérebro cheio de possibilidades. Imagem: Amazon | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Educar e ensinar: qual a diferença?
» Quanto vale recuperar um sonho?
A DEFINIÇÃO BÁSICA DE MINDSETS
A autora fala sobre o mindset fixo, que seria uma mentalidade que consiste em crer que temos características fixas, imutáveis e que vêm com o ser. Sucesso é talento, derrota e separação são sinais de que não era para ser.
Por outro lado, o mindset de crescimento considera que novas habilidades podem ser desenvolvidas, treinadas e aprimoradas, a depender do esforço. Mesmo aquelas pessoas que parecem geniais, podem ter muito esforço, treino e dedicação por trás, explicando todo o resultado.
CUIDADO COM VISÕES EXTREMAS
A autora alerta que mindset fixo pode levar a pessoa a evitar desafios porque o fracasso pode ser sinal de que ela não serve para aquilo, não é boa o suficiente. Por outro lado, estar aberto a aprender e ver o esforço como algo relevante também merece cuidado: esforço é combustível na busca de resultado, não de qualquer resultado e como consolo irrestrito, senão não surge melhoria.
Esses pontos de cada visão são ressaltados por Dweck. Por mais que haja poréns no mindset de crescimento, ele seria o mais produtivo e enriquecedor.
PERIGO DO TALENTO POR SI SÓ
No esporte, na escola e em tantos outros casos, tendemos a achar que o talento resolve, que resultado sem esforço é um dom. Num episódio isolado, pode servir, mas não a vida toda, não por um campeonato ou um período escolar.
O indivíduo precisa estar ciente que precisa de esforço para resultado. Pais, treinadores e professores precisam destinar suas ações para que o mindset de crescimento surja, posicionando suas atitudes e evitando adjetivos permanentes, como feio, bonito ou o mais inteligente.
Na escola, Carol acha interessante que os professores tenham a linha de alguns professores orientadores do ensino superior, sabendo orientar pesquisas, desafiem seus alunos e também aprendam junto. O ensino não pode ser limitado por baixo senão potenciais são perdidos.
MINDSET NO RELACIONAMENTO
No caso de amores ou de amizades, a autora quebra o tabu do encaixe perfeito. Para melhorar e encontrar afinidade, é preciso se empenhar para isso e buscar caminhos. O amor e a amizade não são perfeitos e batem a nossa porta sem procurarmos. Eles também não ficam se não soubermos ouvir o outro e mexer na forma com que lidamos.
COMO LER O LIVRO?
O livro de Carol Dweck pode ser lido em português. Você pode comprar em lojas como a da Amazon ou da Companhia das Letras.
A SUTIL ARTE DE LIGAR O F*DA-SE, DE MARK MANSON
Esse é mais um autor que quebra mitos como a intuição estar certa ou sermos fadados a sucesso ou fracasso. É outra sugestão de leitura de desenvolvimento pessoal, que você pode saber mais clicando no link abaixo 👇🏻:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 A sutil arte de ligar o f*da-se: uma estratégia inusitada para uma vida melhor, de Mark Manson
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!