Química
A fim de facilitar a organização dos elementos e identificar propriedades deles, muito se pensou sobre como organizar a tabela periódica dos elementos químicos. Partindo dessa ideia, surgiram conceitos como grupos e famílias. Vamos entender como funcionam?
[Tabela Periódica dos elementos. Imagem: IUPAC | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Propriedades da água e de suas moléculas
FAMÍLIAS NA TABELA PERIÓDICA
Correspondem às colunas da tabela, onde os átomos possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência. Dividem-se em duas classificações:
A (elementos representativos): famílias 0, 1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A e 7A.
B (elementos de transição): famílias 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B e 8B.
Essas famílias mudaram de numeração/código. A União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) passou a considerar as famílias como grupos de 1 a 18.
GRUPOS NA TABELA PERIÓDICA
Metais alcalinos
O nome "alcalino" vem do latim alcali, ou "cinza de plantas". Compõem esse grupo os seguintes elementos: Li, Na, K, Rb, Cs e Fr.
Em comum, os metais alcalinos possuem um elétron na camada de valência. São sólidos e brilhantes, bastante reativos e bons condutores. Em reações químicas, formam sais, hidróxidos ou bases.
Metais alcalino-terrosos
O nome "terroso" foi dado para dizer que é algo encontrado na terra. Compõem o grupo dos metais alcalino-terrosos: Be, Mg, Ca, Sr, Ba e Ra.
São dois elétrons na camada de valência. Além disso, formam sólidos prateados de boa condutividade, menos duros do que os metais alcalinos e menos reativos.
Família do Boro
Além do Boro, essa família inclui: Al, Ga, In, Tl e Nh. Ocorrem em minerais, como óxidos e, exceto o Boro, são sólidos prateados à temperatura ambiente.
Família do Carbono
O Carbono é muito presente nos compostos da Química Orgânica (hidrocarbonetos, amidas, aminas, ácidos carboxílicos, fenóis, nitrilas e várias outras funções orgânicas). Compõem a família, além do Carbono, Si, Ge, Sn, Pb e Fl.
Família do Nitrogênio
Nessa família, o Nitrogênio é gasoso à temperatura ambiente e o P, As, Sb, Bi e Mc são sólidos. Eles possuem cinco elétrons na camada de valência.
Calcogênios
Os calcogênios são elementos encontrados em minérios de cobre. O nome deriva do grego khalkós, que significa, justamente, cobre, mas cabe ressaltar que o elemento cobre não faz parte dessa família.
São pertencentes aos calcogênios: O, S, Se, Te, Po e Lv. O oxigênio é gasoso à temperatura ambiente e os demais sólidos, presentes em seres vivos e minerais.
Halogênios
O nome do grupo também surgiu do grego e significa “formadores de sais”. Fazem parte dos halogênios: F, Cl, Br, I, At e Ts.
Os halogênios são bastante reativos, formando moléculas diatômicas de ácidos e sais. Eles são maus condutores de eletricidade e calor, e formam moléculas agressivas para os seres vivos e ao meio ambiente.
Gases nobres
Os gases nobres são muito estáveis e formam compostos gasosos apenas com um elemento químico, em geral. Compõem esse grupo: He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn e Og.
No ar atmosférico, existe um pequeno percentual composto por gases nobres. Existem outras aplicações como balões ou faróis de veículos.
OS ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO, SÉRIE DOS LANTANÍDIOS E SÉRIE DOS ACTINÍDIOS
Os grupos 3 a 12, ou que compunham as famílias “B”, são os chamados elementos de transição, ou metais de transição. Eles possuem um subnível d incompleto ou formam cátions com subnível d incompleto.
Os Lantanídios e Actinídios possuem um subnível f incompleto. Na tabela periódica, são todos representados em uma mesma coluna e, por isso, foram convenientemente destacados para fora da tabela.
FALANDO NOS GASES NOBRES
Além dos gases nobres, o que mais compõe o ar atmosférico? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descubra que gases são esses e quais as suas aplicações práticas:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Os principais gases que compõem o ar e suas aplicações
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!