Cultura e comportamento
Os ataques que ocorrem em escolas deixam as pessoas comuns desoladas e perplexas, com o pensamento incrédulo, incapaz de reconhecer motivações para acabar com a vida de crianças. Apesar disso, existem motivações, algumas conhecidas, que podem levar a essas situações. Um ponto bastante discutido é a forma com que são noticiados esses episódios, ou como a disseminação de detalhes nas redes sociais pode causar novos episódios semelhantes.
[Flor acaba virando sinal da tristeza do depois. Imagem: Goran Horvat | Pixabay] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» A vida e a luta de Martin Luther King Jr.
» Abusado
O EFEITO CONTÁGIO EM SITUAÇÕES DE ATAQUES
Uma das explicações dadas para que episódios de ataques em escolas aconteçam é que haja uma cultura de ódio sendo disseminada. Outra é a de que os criminosos sejam atraídos por uma visibilidade de suas ações, mesmo que temporária.
Por esse segundo motivo, o da visibilidade, é que vários veículos de mídia mudaram a forma de divulgação do crime, reduzindo os detalhes passados sobre a ação e sobre o criminoso. Isso busca evitar o chamado “efeito contágio”, onde uma pessoa comete algo similar após ter um exemplo recente. Isso pode ser ilustrado, apenas neste ano, pelos ataques nas escolas de SP e de SC.
As pessoas também devem colaborar ao não espalharem informações sobre os criminosos. Por mais que pareça ajudar, pode potencializar o efeito indesejado. O maior foco a ser dado deve ser no apoio às famílias que sofreram com a perda e na repreensão ao fato.
OUTRAS SITUAÇÕES CHAMADAS DE “EFEITO CONTÁGIO”
O nome efeito contágio é usado quando algumas ações são motivadas por outras similares, mas não se restringe à área dos crimes. No mundo das finanças, existem pesquisas na área de contabilidade e economia que demonstram fenômenos de aumento e queda de cotação entre criptomoedas, ou o desempenho ruim de um país quanto à economia passar a afetar outros, dentre vários exemplos.
“IMITAÇÕES FATAIS”, SEGUNDO ROBERT CIALDINI
Não usando o termo “efeito contágio”, mas “imitações fatais”, Robert Cialdini explica esse fenômeno em seu livro “As armas da Persuasão”. Quaisquer fatos que sejam extensivamente falados ou noticiados, associados a pessoas cuja mente já possua determinada ideia fixa (de que passará por acidente, de que irá acabar com sua vida, ou fazer uma coisa parecer outra) podem levar a uma curva de aumento desses incidentes. Claro que o fato não acontece só com a notícia isoladamente, mas associando a notícia à mente de uma pessoa com essa mesma ideia.
FALANDO NO LIVRO DE ROBERT CIALDINI,
Robert explica muitos aspectos psicológicos que explicam alguns comportamentos humanos. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode ler (ou reler) nossa pequena resenha sobre o livro:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar, de Robert Cialdini
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!