Segurança do Trabalho
A Cipa é uma comissão formada entre trabalhadores de uma empresa com o objetivo de engajar na prevenção e evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Ela é formada em todas as empresas (exceto MEI) por determinação da norma regulamentadora NR-05.
Essa norma regulamentadora mudou em 2023 e, com isso, até o nome da Cipa mudou. Entre as atribuições de saúde e segurança do trabalho, foi inclusa a atuação contra o assédio. Por que essa mudança aconteceu?
[A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio. Imagem: Prosseg | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» EPIs ou EPCs - direito ou obrigação?
» Os riscos de acidentes na construção civil
COMO ATUA A CIPA?
A Cipa é uma comissão formada por funcionários, numa mescla entre membros indicados pela empresa e membros eleitos pelos funcionários, com mandato de um ano. As atividades incluem a criação de mapas de risco; promoção de políticas de acessibilidade e de inclusão; reuniões ordinárias ou, em episódio de morte ou acidente grave, reuniões extraordinárias; e a organização da Sipat - Semana Interna de Proteção contra Acidentes de Trabalho.
A atividade da Cipa não envolve apenas segurança do trabalho. Existe a parte de promoção da saúde e, nesse contexto é que entra o assédio, que pode prejudicar o ambiente de trabalho por comportamentos indevidos e interações não saudáveis.
AS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho impõe maiores dificuldades às mulheres:
× Falta de vagas de creche aos filhos.
× Salários inferiores para o mesmo cargo, nível de experiência e condições de formação.
× Menor percentual de contratação na mão de obra disponível e apta ao trabalho.
× Setores que são menos abertos à presença da mulher.
Além de todos esses problemas, considerando toda a dificuldade de estar empregada, existe o período após a contratação: o assédio tira a chance da felicidade de um emprego com a mente livre e plena, tornando-se mais um obstáculo.
COMBATENDO O ASSÉDIO
Não apenas o tema assédio entra na pauta da Cipa, como já é inserido na formação obrigatória que seus membros recebem quando eleitos. A Cipa precisa saber como agir para auxiliar nesses casos.
Para combater o assédio, é preciso criar uma cultura de respeito, permitir denúncias em meio adequado e investigar os casos com responsabilidade e celeridade. Comprovado o assédio, deve-se tomar as medidas cabíveis.
AINDA MAIS SOBRE A CIPA
Falamos hoje sobre as mudanças na Cipa. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, a gente relembra o post onde explicamos mais sobre o trabalho da comissão:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 O que é uma CIPA - Comissão Interna de Prevenção contra Acidentes?
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!