Luz dura e luz suave

Variedades

 

Vimos trazer para você dois conceitos muito interessantes sobre fotografia: luz dura e luz suave. Fotografia é intimamente ligada com a luz, e essas duas formas podem trazer efeitos bem distintos. Vamos entender melhor?

 


Duas câmeras fotográficas em foco
[Câmeras fotográficas: a foto do que registra a foto. Imagem: Jacek / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Time-Lapse

 

» O que eterniza a gente?

 

» Confira algumas fotos do concurso "Olhares Inspiradores"

 

AS FONTES DE LUZ

 

Fotografia é uma expressão artística e é, também, um registro onde a luz sensibiliza uma placa, um filme ou, atualmente, pixels de um sensor que capta essa luz. Mais luz, menos, de onde ela vem, são fatores que interferem muito na fotografia final.

 

Existem fontes de luz artificiais, como lâmpadas diversas, ou naturais, como o Sol. As fontes possuem tamanhos diferentes e estão com posições distintas em relação ao objeto a fotografar.

 

AFINAL, O QUE É A LUZ DURA?

 

A luz dura, como o nome destaca, é uma fonte de luz intensa, onde vemos o objeto fotografado com pontos muito claros e outros de muita escuridão. Veja um exemplo:

 


Luz intensa e maquiagem também
[Fotografia com luz dura. Imagem: Irina Gromovataya / Pixabay]


 

Esse tipo de efeito é obtido com a aproximação da fonte de luz, como uma lâmpada. No mundo da fotografia profissional, lâmpadas próximas e sem difusor levam a esse efeito.

 

E A LUZ SUAVE, DO QUE SE TRATA?

 

A luz suave é o extremo oposto, onde há luz e sombra, mas sem toda aquela intensidade nos extremos. Só afastar a lâmpada nem sempre resolve, então pode ser usado refletor ou difusor para fazer a luz dura ficar suave.

 

 

Uma linda foto de uma menina sorrindo
[Foto em luz suave. Imagem: Astrid Pereira / Pixabay]


 

Veja o difusor em ação:

 


Usando o refletor difusor
[Pessoa com difusor auxiliando em fotografia externa. Imagem: Magazine Luiza | Reprodução]


 

TRANSFORMANDO LUZ DURA EM SUAVE E VICE-VERSA

 

Note que no caso da fotografia profissional, o difusor resolve. Na fotografia amadora, por hobby, abrir janelas, puxar cortinas, afastar lâmpadas ou outros recursos podem auxiliar nessa transformação. É importante saber qual o objetivo ao formular a iluminação na fotografia pretendida.

 

A REGRA DOS TERÇOS

 

Outra regra interessante da fotografia é a regra dos terços. Na sugestão (linha azul) 👇🏻, separamos um post onde falamos mais sobre isso:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A fotografia e a regra dos terços

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário