História
Pumapunku ("a porta do Puma" em Aymara) é um grande sítio arqueológico boliviano. Nele, foram encontradas ruínas de construções anteriores aos povos incas, datadas entre 300 a 500 d.C por exames de decaimento radioativo (das partículas de carbono). Vamos saber mais sobre esse local mítico e encantador?
[Vista de Pumapunku. Imagem: TripAdvisor / Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» O Brasil faz fronteira com a França?
» A história da eletricidade no Brasil
CONSTRUÇÕES SEM LÓGICA
Muitas das peças presentes nas ruínas não parecem ter uma lógica de construção, segundo informa o site Mega Curioso. Tal característica poderia ser um indicativo de que pedras decoradas daquele local podem ter sido movidas para edificações diversas nas vizinhanças, como ocorre com construções abandonadas ainda hoje, que podem sofrer saques.
Partindo dessa ideia, se hoje não há lógica, um dia houve. Há pesquisas que apontam que as ruínas de hoje teriam sido um templo outrora.
TRABALHOS EM PEDRA
Trabalhos em pedra sempre impressionam, seja Stonehenge, as pirâmides ou até as igrejas em pedra moura no Brasil. Grandes peças em rocha seriam muito difíceis de transportar e esculpir. Daí vêm aquelas ideias de que os etês teriam deixado as pedras ali.
Em Puma Punku, foram vistos alguns sinais e elaboradas algumas teorias de como foram os trabalhos. Sinais de pontos para cordas e desgaste por arrasto foram observados. Há técnicas de esculpir que envolvem o uso de areia, que é mais fácil de carregar, e promove a abrasão.
CONFIRA MAIS ALGUMAS FOTOS
Vamos ver mais alguns registros de Puma Punku?
[Pedra esculpida. Imagem: Wikiculturama / Reprodução] |
[Vista em região de templo. Imagem: All That Is Interesting / Reprodução] |
[Outra vista de longe. Imagem: Trip Advisor / Reprodução] |
NAS ILHAS BRASILEIRAS, O TEMPO PASSA DIFERENTE
Será que é só impressão que nas ilhas brasileiras, o tempo passa diferente? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você as conhece mais e descobre se isso faz sentido:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Os arquipélagos do Brasil e o fuso próprio
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!