Variedades
O trânsito de veículos diversos e de pedestres é regulado por diversas Leis de trânsito, para que seja garantida a segurança dos usuários das vias. Um ponto crítico para essa segurança é a realização das ultrapassagens, principalmente em pista simples.
Nessa postagem, você vai entender melhor quando uma ultrapassagem pode ser um problema, como quando pode ser útil ao trânsito melhor.
[Ultrapassagem acontecendo em faixas de mesmo sentido. Imagem: Tama66 / Pixabay] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
ULTRAPASSAGENS PERIGOSAS
As ultrapassagens podem ser bastante perigosas quando realizadas em condições onde o condutor tem dificuldade de avaliar a manobra ou completar, pondo-se em risco e aos outros. Algumas dessas condições, são:
× Ultrapassar em curvas horizontais ou perto delas, pois não é possível ver o veículo que vem no sentido oposto.
× Ultrapassar nas proximidades da curva vertical (pico de morro) que, por mais que seja trecho reto, não dá visibilidade adequada.
× Ultrapassar, em qualquer trecho ou ponto, quando há neblina/cerração.
× Ultrapassar algum veículo sem visibilidade porque alguém mais à frente o fez: essa pessoa avalia o risco dela como motorista, não o seu.
× Buscar uma ultrapassagem e ter de recuar porque seu veículo não possui potência suficiente para a ultrapassagem em tempo ideal.
× Deixar de sinalizar a intenção de ultrapassar também gera riscos, porque os outros não adivinham suas ideias.
× Não conhecer o caminho pode levar a ultrapassar e correr riscos desnecessários, pois pode haver terceira faixa em um trecho próximo.
ULTRAPASSAGENS BEM FEITAS
Por mais que tenhamos mostrado alguns exemplos de situações que levam a ultrapassagens ruins, elas são importantes para dar fluidez ao trânsito, evitar a projeção de partículas de uns veículos nos outros e, de certa forma, dar fluidez ao trânsito e agilizar a viagem dos veículos mais leves, que não sejam de carga.
Não é proibido pela Lei, exceto onde regulamentado, ultrapassar. O que deve ser feito, havendo tal vontade, é executar bem a manobra, verificando o tempo e espaço disponíveis, a força de seu veículo e dos demais.
A ultrapassagem em viagens não pode ser entendida como uma derrota por quem é ultrapassado e uma vitória por quem ultrapassa, pois não há prêmio para quem chegar no pódio. Na vida real, o pódio é a vida.
VOCÊ CONHECE ESTAS PLACAS?
Para orientar o trânsito, existem diversos tipos de condutas e sinais no pavimento e em placas. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, explicamos sobre cores e alguns significados de placas de trânsito do Brasil:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!