Curiosidades
O detergente em pó OMO
(conhecido popularmente como sabão em pó) é uma das marcas mais fortes em nosso
país quando lembramos de lavagem de roupas. Diferentemente de outras marcas da
própria Unilever, o nome do produto nunca mudou, mas se perdeu, com o passar
dos anos, a ideia de que OMO seria uma sigla.
O COMEÇO DE OMO LÁ NA INGLATERRA
A Lever Brothers (atual
Unilever) registrou a marca já em 1908. OMO era a sigla para Old Mothers Owl,
ou velhas mães-coruja, e o detergente em pó, que corresponde ao produto que
conhecemos só veio em 1954. Ao observarmos a marca original, era feita a própria
associação à coruja com os olhos sendo a letra O e o bico sendo o centro da
letra M.
[Imagem: Circulando pelas Redes Sociais] |
O COMEÇO DE OMO NO BRASIL
Somente em 1957 é que OMO
passou a ser comercializado no Brasil. Ao contrário do sucesso que faz hoje,
como marca e produto, houve todo um processo para comercializar o produto e
torná-lo popular, parte devido às características culturais (a crença de que
lavar à mão, com sabão em barra, limpava melhor), parte pela própria falta de
máquinas de lavar roupas nas casas.
Quando chegou ao Brasil,
OMO já era apenas OMO. As corujas e o significado da sigla nunca foram
estampados nas embalagens vendidas no Brasil, segundo a própria Unilever.
A VERSÃO ATUAL E OS NOVOS VALORES
Ao pensar na velha mãe
coruja, vemos a ideia de pensar no zelo, cuidado e capricho das mães. Na época
do lançamento do produto, ainda havia a cultura de considerar afazeres
domésticos uma exclusividade feminina, o que também fecharia com a marca.
As marcas e a sociedade
evoluem. Aquele conceito de vida familiar seguiu aparecendo associado a OMO,
mas de formas diferentes. Surgiram campanhas como as que mencionavam
brincadeiras de crianças e facilidade de limpeza das roupas depois, ou a mais
recente mudança estética e de nomes dos produtos da linha OMO, onde pessoas de
todas as classes, cores de pele, sexos e muito mais participam da propaganda, pois o produto seria útil
a todos.
□
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!