Variedades
Quando
um veículo trafega em uma rodovia, nos trechos em reta (tecnicamente chamados
de tangentes), existe certa liberdade de movimento nas laterais devido a uma
folga existente na largura das faixas. Mas, se observarmos os trechos em curva,
é necessária largura maior para que os veículos em sentidos opostos tenham esta
liberdade de movimento e não colidam, e este acréscimo é chamado de
superlargura.
[Imagem: Psicologia em trânsito] |
Além
dos efeitos reais de aumento do gabarito ocupado pelos veículos, a superlargura
também auxilia a proporcionar maior conforto visual, pois distorções visuais
geram sensação de confinamento nos trechos em curva. Outras alterações são
feitas em trechos de curva, como a alteração da inclinação dos bordos da pista
ou superelevação, também para melhoria das condições de conforto e segurança.
Para
definir qual a superlargura de uma curva, é necessário conhecer alguns
parâmetros como a velocidade de projeto ou diretriz, assim como parâmetros
geométricos de um veículo de projeto, definido por estudos de tráfego. Definido
este valor, sua distribuição ocorre de forma simétrica ou somente no bordo
interno da curva, de acordo com o raio da curva.
Falou-se
em distribuição porque o acréscimo de largura não se dá de forma brusca, sendo
distribuído linearmente de zero ao valor total de superlargura. Ainda assim é
possível perceber a sua existência ao botar o pé na estrada e parar para
observar um pouco, principalmente em trechos de relevo ondulado e montanhoso.
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