Variedades
Trabalhar com finanças, nem que sejam apenas
as pessoais, exige cuidado e dispêndio de tempo. Outra máxima que já está na
sabedoria popular é a de que bancos exigem muito tempo, o que é completamente
verdadeiro, seja em função do horário reduzido do atendimento presencial, seja
por uma série de outros fatores. Mas, com um pouco de planejamento, é possível
buscar reduzir o tempo de espera. Uma importante escolha pode ser no dia de ir
ao banco.
[Imagem: Sidney Rezende] |
Até o décimo dia do mês a concentração de
pessoas é bastante grande. Isso ocorre em função do pagamento de salários,
benefícios a aposentados e pensionistas da previdência social, além dos
vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos, boletos e outros.
O fluxo de pessoas se reduz bastante entre o décimo-primeiro/undécimo até o
vigésimo dia, reduzindo-se ainda mais do vigésimo-primeiro ao trigésimo dia.
Uma opção interessante pode ser fechar o
vencimento de contas e faturas (incluindo o cartão de crédito) para precisar ir
ao banco nessas datas. Há a opção de fazer pagamentos e algumas transações via
internet, mas lembre-se: operações com grandes movimentações de dinheiro, cadastro
de contas de transferência, TED e DOC podem exigir atendimento presencial, por
isso a escolha da data, caso possível, pode ajudar a reduzir esperas.
Outras datas a serem evitadas são aquelas em
que há atendimentos especiais, como os plantões da Caixa Econômica Federal, em
função dos saques de contas inativas do FGTS. Nesses casos, exceto se você não
tiver disponibilidade em outro dia, é melhor evitar ir ao banco nos sábados
programados até julho de 2017.
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