Variedades
Todos nós sabemos que o crescimento das
cidades ocorreu de forma rápida e, muitas vezes desordenada, gerando inúmeros
problemas de infraestrutura, que interferem diretamente na qualidade de vida da
população urbana. O estudo dos diferentes sistemas de tráfego, pela engenharia
de tráfego, é uma área ampla e muito importante. Para contornar os crescentes
problemas, entretanto, algumas soluções são conhecidas e, sendo lançada mão
destas soluções, podem ser obtidos bons resultados, conforme o local. Vejamos a
seguir algumas delas.
[Imagem: UOL Notícias]
- Planejamento urbano efetivo: com um
planejamento urbano adequado, se pode buscar a concentração de serviços e
atividades em blocos das cidades, de modo a reduzir os deslocamentos entre
pontos distantes das cidades. Outra questão que se pode regular é o nível de
verticalização de regiões das cidades, o que compacta a estrutura urbana e
reduz custos de deslocamento, serviços públicos, etc. O que regula este
planejamento é o plano diretor da cada cidade, que pode ser ou falho, ou ser
bom e não ser cumprido integralmente, ou ser afetado por ocupação irregular de
locais, por exemplo.
- Tarifação de estacionamento: retirando
de lado o mérito da destinação do dinheiro neste e nos demais itens, pode
servir, de forma barata, para desestimular o uso de automóveis, já que as vagas
têm custo de uso e são poucas em relação à demanda, sendo resolvido, em parte,
o problema de achar uma vaga.
- 'Flexi-time': Estabelecimentos públicos
e privados adotando horários mais flexíveis em relação ao padrão até então
usual. Por exemplo, agências da Previdência Social trabalhando das 9h às 14h,
que foge aos horários comuns de pico de 7/8 h, 12h e 18h.
- Binários: São duas ruas com uma pista ou
mais nas quais 'uma vai e outra volta', ou seja, duas ruas de mão única e
sentidos opostos. A vantagem é permitir uma vazão muito maior de veículos por
reduzir a quantidade de conversões possíveis.. O inconveniente é exigir que as
duas ruas do binário não sejam tão distantes e tenham boa conexão entre elas,
de modo a evitar deslocamentos desnecessários por conta das mãos únicas.
- Pedágios urbanos e restrições de horário
para estacionamento: também servem para inibir fluxos de veículos em
determinadas regiões em certos horários. Não é uma boa medida em termos de
aceitação, sendo adotada em algumas cidades do mundo.
- Faixas e vias exclusivas: servem para
facilitar fluxos de determinados tipos de modos de transporte, ou mesmo
viabilizá-los, como no caso das bicicletas. Corredores para ônibus já foram
adotados em diferentes locais de nosso país, tendo resultados positivos a longo
prazo. No caso de ciclovias ou ciclofaixas, os problemas estão na quantidade e
na conectividade.
A maior solução para os problemas do
transporte urbano (e também o maior problema) está em um planejamento urbano
adequado, que ajuste os elementos urbanos às vias e vice-versa, se preocupe com
verticalização densa, entre outros. Taxações são soluções fáceis, mas funcionam
apenas paliativamente. Várias outras opções são possíveis, mas é preciso
estudar caso a caso cada uma delas, e sua aplicabilidade naquele local em que
se deseja melhoria.
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como é difícil ser ciclista no Brasil.
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